Últimos
Capa » Notícias » Política » Estadual » Governo lança campanha para combater ações contra a ordem pública

Governo lança campanha para combater ações contra a ordem pública

Com a finalidade de conscientizar a população acerca das medidas preventivas de segurança, principalmente nesta época de final de ano, o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), lança na próxima segunda-feira (10), às 8h, na Companhia de Operações Especiais (COE), a campanha “Fique Atento”, com a participação do efetivo do 1º e 5º Batalhão da Polícia Militar, Companhia de Trânsito e alunos do Colégio Tiradentes. A campanha envolve todas as esferas, além de divulgação nos meios de comunicação, panfletos com dicas de segurança serão distribuídos e cartazes fixados e locais estratégicos. “Nesta época o comércio encontra-se aquecido, há o pagamento do 13º salário e maior movimentação nas agências bancárias, por isso é importante que a população esteja atenta para medidas simples, mas que podem evitar a ação de criminosos”, informa o chefe do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar (Cecons), coronel Carlos Santos.
A campanha também orienta a população com relação aos cuidados que deverão ser tomados ao andar nas ruas, quando bandidos aproveitam a distração das pessoas para realizar assaltos. Outras dicas, divulgadas através do Manual da Polícia Militar, que estará à disposição neste mês de dezembro, também levam em consideração o risco de acidentes de trânsito por distração ou por imprudência dos motoristas, e ainda cuidados na hora de sair de férias e deixar a casa fechada; à volta as aulas; o cuidado para não reagir a assalto. Em qualquer desses atos a Polícia Militar recomenda ligar para o número 190.
A Campanha é coordenada pelo Departamento de Comunicação Social do Governo de Rondônia (Decom) e Centro de Comunicação Social da Polícia Militar (CECOMS/PM).

FIQUE ATENTO:

Casa ou apartamento: não deixe portas e portões abertos, nem por poucos minutos. Fique atento a presença de suspeitos ao sair ou chegar. Roubos e furtos a residências acontecem nesses momentos. Proteja a entrada da cozinha, arrombamentos são mais frequentes pelos fundos. Sempre tranque portas principais e intermediárias durante a noite ou quando se ausentar. Não guarde valores ou objetos preciosos em casa. Faça seguro e deixe-os em cofres de banco. Se optar por ter um cofre em casa, guarde sigilo.
Cães adestrados: não admita o ingresso de pessoas desconhecidas em sua casa. As credenciais de carteiro, leitor de hidrômetro, entregador de gás, funcionários das companhias de telefone ou energia elétrica devem ser examinadas. Ao contratar empregados, prefira aqueles que apresentarem referências. Não confie a empregada todas as chaves da casa. Dificulte ao máximo a ação de ladrões, usando trincos, travas de segurança nas portas e janelas, trancas, correntes ou cadeados nos pontos mais vulneráveis. Procure proteger janelas e basculantes com grades sólidas, instaladas do lado interno.
Nas ruas: seja o mais discreto possível quanto ao uso excessivo de jóias. Evite entrar em lojas onde há muito movimento, pois o acúmulo de pessoas facilita o furto de bolsas e carteiras. Não descuide de sua bolsa. Ande com pouco dinheiro ou divida em várias partes da roupa. Sempre que possível efetue seus pagamentos com cartão ou cheque. Nunca saia do banco contando dinheiro.
Não reaja a assalto: em qualquer situação, mantenha atenção e calma.  Em restaurantes abertos não pendure bolsas, máquinas fotográficas ou câmeras de vídeo nas cadeiras e nem as coloque no chão; ao presenciar um assalto mantenha-se afastado do local, evite interferir para não colocar em risco sua integridade física. Lembre–se: o assaltante não tem nada a perder. Ligue para o telefone 190 e repasse as informações.
Ao ser assaltado: não reaja em hipótese alguma, memorize as principais características dos assaltantes, ligue para o 190, transmita as características dos assaltantes e direção que tomaram, após faça o registro na delegacia.
No transporte coletivo: evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente a noite. Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista. Reserve antes o valor da passagem, para não mostrar seu dinheiro na hora de pagar o transporte. Dentro do coletivo, coloque a carteira, a bolsa, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo. Toda criança deve saber seu endereço, telefone, nome dos pais ou responsáveis ou de quem vai buscá-la. Evitar contatos com estranhos chamando a atenção, com gritos e gestos, das pessoas que estiveram por perto. Oriente seu filho para andar em grupo no trajeto das escolas ou em longas caminhadas.

Fonte:DECOM