Últimos
Capa » Notícias » Política » Estadual » VILHENA: Governador sorteia casas populares e ajuda a realizar o sonho de 200 famílias
VILHENA: Governador sorteia casas populares e ajuda a realizar o sonho de 200 famílias

VILHENA: Governador sorteia casas populares e ajuda a realizar o sonho de 200 famílias

O governador Confúcio Moura realizou, nesta sexta-feira (14), um sorteio de 200 casas populares do programa Morada Nova. O programa é executado pela Secretaria de Assistência Social (Seas), através do Plano FutuRO, um compromisso do Governo da Cooperação, cujo objetivo é construir moradia para quem mais precisa. O evento aconteceu na Escola Estadual Shirlei Ceruti, no município de Vilhena.
Antes de iniciar o sorteio, o governador Confúcio Moura disse que o evento público mostra transparência. “Vim presenciar e ser testemunha desse sorteio. Infelizmente vamos sortear somente 200 casas, mas ficaram em aberto outros sorteios.”esclarece Moura.
Moura ressaltou a importância do evento, pois antes, o governo não entregava casas. “Antes em nosso Estado, era muito difícil de acontecer esse beneficio da Minha Casa Minha Vida, agora trouxemos esse beneficio para Rondônia em parceria com o projeto Morada Nova do Plano FutuRO” .
O Secretário da Seas, Marcio Félix, disse que o governador está dando prioridade e facilitando o acesso de famílias de baixa renda à casa própria. “Quero agradecer a parceria da prefeitura e da Caixa Econômica Federal que tem nos ajudado nesse projeto de realizar o sonho da casa própria para 200 famílias”, agradeceu o secretário.
O governador sorteou os 3% da cota de idosos. Sorteou seis idosos que moravam de aluguel ou de favor na casa de parentes. A primeira a ser sorteada foi a Maria Angelina de Moraes, de 76 anos de idade. Outro sorteado foi o José Francisco Valjão Filho, 64 anos, que recentemente perdeu a casa em um grande incêndio perdendo todos os seus pertences. “Esse é um momento de muita alegria para mim. Perdi minha casinha e agora terei minha casa e minha dignidade de volta. Perdi o pouco que tinha no incêndio, mas Deus está me dando essa oportunidade de reconstruir minha vida e agradeço ao governador por trazer de volta a minha esperança”, falou emocionado.
O Governo da Cooperação estabeleceu a meta de construir, até 2014, vinte mil casas destinadas às famílias de baixa renda. Até o momento, já foram entregues 1.678 unidades habitacionais atendendo 32 municípios, sendo 1.090 unidades rurais, através do Programa Nacional de Habitação Rural e 588 unidades urbanas, através do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), realizado através da Caixa Econômica Federal.
“Ter uma moradia para viver em paz, com dignidade e em segurança com toda a família, tem sido um sonho de todos nós brasileiros. Uma casa representa muito mais do que um local para morar, é onde vivemos, abrigamos nossas esperanças, nossas conquistas, vemos nossos filhos e filhas crescerem, planejamos e construímos nosso futuro”, é assim que o governador Confúcio Moura defende a necessidade de promover a dignidade dos rondonienses através da construção de unidades habitacionais para famílias de baixa renda.
Durante o evento o governador entregou sete motos e 40 kits contendo materiais, bonés, viseiras, jalecos, aventais , calças e luvas para a Agência Estadual de Vigilância em Saúde para combater a dengue e malária. Os municípios beneficiados foram Vilhena, Pimenteiras, Corumbiara, Colorado ,Chupinguaia, Cerejeiras e Cabixi.

Fonte:Elaine Barbosa – Decom