Últimos
Capa » Notícias » Nacional » Primeira Rodada de Negócios de Bares e Restaurantes é realizada na FIAM
Primeira Rodada de Negócios de Bares e Restaurantes é realizada na FIAM

Primeira Rodada de Negócios de Bares e Restaurantes é realizada na FIAM

No sábado (30), foi realizada a primeira edição da Rodada de Negócios do setor de Bares e Restaurantes, no Salão nobre do

Studio 5, durante a programação da VII Feira Internacional da Amazônia (FIAM). O evento é uma parceria da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM).
Para a primeira edição do evento, a presidente da Abrasel/AM, Janete Fernandes, informou que a Rodada contou com a participação de 26 fornecedores de produtos e serviços para o setor de alimentação fora do lar, entre os quais estão alimentos, bebidas, consultorias financeiras, projetos, limpeza, higienização e uniformes, sendo convidadas 60 empresas de alimentação associadas à Abrasel/AM, como restaurantes, bares e lanchonetes.
“O objetivo é aumentar o leque de fornecedores para os nossos associados. Fizemos uma pesquisa com eles e verificamos que muitos têm diferentes fornecedores de produtos. A partir dessa pesquisa, selecionamos os fornecedores que participaram dessa Rodada”, explicou a presidente da associação.
Para os fornecedores, a Rodada foi uma oportunidade de apresentar seus produtos para uma diversidade de clientes potenciais. “Muitas vezes o cliente não conhece toda a linha que oferecemos e acaba por desconhecer que temos o produto que ele necessita, por isso essa iniciativa da Rodada é muito boa, porque aqui temos o contato direto com o cliente”, afirmou Lílian Belém, executiva de vendas externas da Real Equipamentos, que trabalha com uma diversidade de produtos para açougues, padarias, lanches, mercadinhos, entre outros, em pequeno, médio ou grande porte.
O representante comercial da Mariza, Rômulo Freitas, que trabalha com cerca de 500 produtos alimentícios, levou a linha institucional (produtos em grande escala) da marca voltada a restaurantes e hotéis. “Os contatos foram muito produtivos, chegamos a marcar reuniões para a próxima semana e creio que deveremos fechar vários negócios a partir da Rodada”, observou.
O proprietário do restaurante Casa da Sopa, Walmir Rocha, participou do evento à procura de bebidas, mas acabou encontrando outro tipo de fornecedor interessante para o seu negócio. “Estou fazendo mudanças no cardápio de bebidas, por isso vim com esse foco, mas tive a surpresa de encontrar um fornecedor potencial de verduras, que é uma deficiência que temos em Manaus, por conta do preço e da logística. Achei apenas que deveria haver mais fornecedores, mas a Rodada é uma iniciativa muito boa tanto para os empresários quanto para os fornecedores”, salientou.
Durante o evento, cada fornecedor ficou em uma mesa de reunião, com todo o seu material para exposição dos produtos e serviços aos associados. De acordo com a gerente-adjunta da área de Comércio do Sebrae/AM, Vanusa Chagas, a metodologia desta Rodada fugiu um pouco do padrão usual devido aos agendamentos das reuniões não terem sido realizados previamente. “Fizemos apenas um controle conforme a chegada dos empresários para as reuniões com os fornecedores, mas a metodologia de acompanhamento para gerar a previsão de negócios gerados durante o evento foi mantida”, afirmou. O resultado será divulgado na próxima semana.

Fonte: Layana Rios
Foto: Joel Rosa