Últimos
Capa » Notícias » Política » Estadual » Governador confirma apoio às áreas indígenas
Governador confirma apoio às áreas indígenas

Governador confirma apoio às áreas indígenas

Líderes da etnia  Kaxarari estiveram reunidos com o governador Confúcio Moura  em Extrema. Os caciques apresentaram algumas reivindicações para o governador que, de imediato,  fez alguns encaminhamentos para solução de problemas apresentados.
São 520 índios em sete comunidades Kaxarari. A plantação de macaxeira  e a produção de farinha tem sido a principal fonte de economia dos índios que têm uma área de 145 mil hectares.  Eles pleiteiam internet na aldeia de Pedreiras, na região de Extrema, inclusão no programa Morada Nova (Minha Casa Minha Vida), mecanização, e mais escolas indígenas com quadras esportivas.  O governo já construiu uma escola indígena para os Kaxararis, que deverá ser inaugurada no próximo ano.  “Nós estamos agradecidos, mas precisamos de outras escolas”, ressaltou Zezinho Kaxarari,  presidente  da Organização do Povo Indígena Kaxarai.
Além de escolas os povos indígenas também querem  professores, manutenção nos ramais de acesso às aldeias. Confúcio informou que já está sendo providenciado pela Secretaria de Educação concurso para admissão de professores indígenas. Ele solicitou ao residente do DER  em Extrema, que também participou do encontro, para que visite os ramais e atenda aos pedidos. Quanto à Internet, informado de que há uma antena do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) disponível na área, solicitou ao secretário Emerson Castro que faça contato com a entidade para que o Estado possa fazer uso do equipamento na aldeia e que também seja convocado o pessoal da área de tecnologia do Estado para viabilizarem a implantação da internet em Pedreiras e possibilidade de construção de novas escolas.
Confúcio Moura falou aos indígenas sobre a experiência dos Suruis  que estão explorando o carbono, comercializando com uma grande empresa de cosméticos e recomendou a eles  para que busquem informações sobre o projeto, que pode trazer muitas melhorias aos povos indígenas.
Para o presidente da OCIK, Zezinho Kaxarari, o encontro foi muito positivo. Ele espera que a disposição do governador em atender os Kaxararis mantenha o canal de  comunicação sempre aberto entre as duas partes. “Nesta gestão temos sido atendidos pelo governador”, destacou o Kaxarari.

Texto: Alice Thomaz
Fotos: Ésio Mendes
Fonte: Decom