Últimos
Capa » Notícias » Política » Estadual » Governador autoriza obras de restauração de avenidas e lança Moeda Social em Buritis
Governador autoriza obras de restauração de avenidas e lança Moeda Social em Buritis

Governador autoriza obras de restauração de avenidas e lança Moeda Social em Buritis

Para levar novos benefícios para a população de Buritis, o governador Confúcio Moura esteve na manhã desta quinta-feira em solenidade realizada no município, autorizando ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) o início das obras de restauração das Avenidas Airton Sena e Porto Velho, consideradas “cartão de visita” da cidade. Com 15 quilômetros de extensão, somando as duas vias de tráfego, que cruzam o centro comercial da cidade, as vias receberão aplicação de drenagem e camadas especiais de pavimento asfáltico.
Com um pacote de obras lançado em Buritis, Confúcio Moura falou de sua dedicação pelo município, que “cresceu rápido e de forma desordenada”. Para o governador, “todo o empenho destinado a Buritis é necessário para que o município ofereça a qualidade de vida necessária para seus moradores”. Com a aplicação de um grande volume de investimentos, o governo da cooperação está levando para Buritis 20 quilômetros de asfaltamento urbano; o programa Mão Amiga, que já recuperou mais de 600 quilômetros de estradas rurais de responsabilidade municipal; construção do Parque Buritis – Canal da Cidadania; inauguração da nova Casa de Detenção, entre diversas outras ações.
O diretor geral do DER, Lúcio Mosquini, explicou que o projeto para restauração das Avenidas Porto Velho e Airton Sena, que estava pronto para licitação, foi orçado em R$ 7 milhões, valor este que passa a contar com considerável redução a partir da execução direta. O diretor geral do DER esclareceu sobre as etapas da obra e sobre os maquinários que já começaram a execução do projeto. “O governo adquiriu uma máquina moderna, importada, que raspa toda a camada antiga do asfalto, e recicla, liberando por outro sistema já em base. Essa máquina já está trabalhando”. Lúcio falou sobre o trabalho mais cuidadoso e um pouco mais demorado devido à época de chuva, mas afirmou que o resultado será satisfatório. “Montamos um cronograma para que as obras não venham interferir no comércio nesse período de fim de ano, mas logo que chegar o mês de janeiro o trabalho será em medida de força tarefa”, esclareceu. Mosquini usou a oportunidade para anunciar ainda a licitação para a construção de uma praça de esporte e lazer – modelo Cedel, “mais um investimento do governo do estado para Buritis”.
Para o presidente da Associação Comercial, Valtair Fritiz, Buritis tem muito a agradecer ao governo Confúcio Moura, que está proporcionando para o município a execução de projetos tão sonhados pela comunidade. “Esta obra das Avenidas Porto Velho e Airton Sena, só tenho a agradecer, elas são o nosso tapete vermelho, estavam acabadas, já estamos sentindo orgulho só em ver as máquinas aqui trabalhando. Nunca um governo fez tanto por Buritis”.

Agradecimentos também foram as palavras do prefeito Toninho Correia, “em nenhum momento Confúcio Moura me deixou na mão, todos os meus pedidos na maneira do possível estão sendo atendidos, todos os compromissos com Buritis estão sendo realizados. Nosso município tem um governo parceiro, um governo empenhado e compromissado com o seu crescimento”.
Moeda Social Buriti

Na mesma solenidade, o governador lançou a moeda social Buriti.  Presente em outros cinco municípios do estado, a moeda social é um cartão de crédito que já vem com limite pré-aprovado, sem burocracia, para consumidores de todas as faixas salariais, inclusive os trabalhadores informais. É exclusiva dos comércios da cidade onde circula, ajudando a aquecer a economia do município e, de certo modo, protegendo os comerciantes das investidas de empresas de fora. Instrumento criado pelo governador Confúcio Moura a partir de uma idéia simples e pioneira, e que começa a despertar o interesse dos comerciantes e consumidores de Buritis.

Texto: Daniele Basso
Fotos: Nilson Nascimento