Início » Notícias » Política » Estadual » Prefeitura finaliza projetos para recuperar abrigos das paradas de ônibus

Prefeitura finaliza projetos para recuperar abrigos das paradas de ônibus

A prefeitura de Porto Velho vai intensificar a recuperação dos abrigos instalados nas paradas de ônibus. Conforme o secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Gutemberg, sua equipe técnica está finalizando os projetos para fazer o registro de preços e encaminhar para licitação. “Será um trabalho gradativo, mas contínuo, com objetivo de recuperar e instalar o maior número possível de abrigos”, afirma. Alerta, no entanto, que o ritmo dos trabalhos será conforme os recursos disponíveis.
Ainda esta semana será instalado um abrigo na Avenida Abunã, em frente a uma clínica de tratamento a pacientes renais, no bairro Liberdade. No mesmo local, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) vai fazer uma faixa de pedestre para facilitar a locomoção das pessoas que fazem o tratamento na clínica e da comunidade em geral.
Nos próximos dias, com recursos oriundos de ações mitigatórias disponibilizados por uma fábrica de refrigerantes, a prefeitura vai reformar 13 abrigos instalados ao longo da Avenida Amazonas. Outros 12 serão recuperados pela equipe da Semtran, totalizando 25.
Além de atender os bairros periféricos, a prefeitura também dará atenção especial ao centro da cidade. Como exemplo, o secretário citou os pontos de coletivos que existem na Avenida Rogério Weber, na praça Marechal Rondon, dentre outros.

Modelos
Carlos Gutemberg informa que a equipe da Semtran trabalha na elaboração de três modelos de abrigos para os pontos de ônibus que fazem o transporte coletivo na capital de Rondônia. Para a região central, onde o fluxo de passageiros é maior, a ideia é instalar coberturas maiores, modernas, inclusive com vidros ou acrílico. Nos bairros vai permanecer o modelo padrão atual. Já o terceiro será instalado na zona rural, onde os estudantes aguardam o transporte escolar.
O prefeito Mauro Nazif busca recursos para garantir mais conforto e dignidade aos usuários do transporte coletivo.
O secretário disse que é necessário um grande investimento para atender 2.300 pontos de ônibus em Porto Velho, sendo que desse total, apenas 400 possuem abrigos, mas grande parte já está danificada.

Balanço
Em 2013, segundo balanço apresentado por Carlos Gutemberg, foram reformados 111 abrigos, sendo 65 com recursos de compensação social repassado pelo consórcio que está construindo a Hidrelétrica Jirau e outros 46 recuperados pela equipe da Semtran.

Fonte:Augusto José
Fotos: Frank Nery

Veja também

Maurão assegura compra de prancha para transportar maquinário em Mirante da Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *