Rondônia debate política para redução de desmatamento

Cidadania Notícias

O lançamento da proposta da Política Estadual de Governança Climática, Gestão da Produção Ecossistêmica e REDD+ para Rondônia, acontecerá no dia 25 de junho, no Golden Plaza Hotel, em Porto Velho.
Os proponentes dessa construção política sobre REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) são a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam).
De acordo com um dos organizadores do evento de lançamento, Eliezer de Oliveira, coordenador estadual de educação ambiental da Sedam, a iniciativa está em consonância com as propostas dos demais estados da Amazônia, em avançarem com regulamentações que apoiem ações de redução do desmatamento, desenvolvimento local e mitigação das mudanças climáticas.
Devido à complexidade e relevância social do tema de mudanças climáticas, a metodologia, que vem sendo utilizada pela Sedam, prevê a participação coletiva em todas as etapas de construção da lei.
Conforme ilustra um dos palestrantes do evento, o engenheiro florestal, Pedro Soares, pesquisador do Programa Mudanças Climáticas, ao informar que “durante o ano de 2013, uma série de oficinas em diferentes regiões de Rondônia foram realizadas para nivelamento da sociedade civil”, enfatiza.
Desde então, o Idesam vem apoiando a Sedam na construção desse importante marco para o estado de Rondônia, através dessa regulamentação Evento de lançamento da Proposta de Política Estadual de Mudanças Climáticas, Serviços Ambientais e REDD+ de Rondônia em REDD+.

O pesquisador destaca ainda esse acontecimento nesse momento, pois “abre uma boa possibilidade para desenvolvimento sustentável integrado em uma politica publica”.

A proposta dessa Política Estadual de Governança Climática, Gestão de Produção Ecossistêmica e REDD+ tem o apoio da Skoll Foundation, Avina e tem como parceiros a Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho, Associação de Defesa Etno-Ambiental- Kanindé e Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam).

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Machado – Arquivo Sedam
Decom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *