Poder executivo prestigia troca de comando da Policia Militar em Jaru

Notícias Policial

A prefeita, Professora Sonia, e o vice-prefeito Inaldo Pedro Alves prestigiaram na noite desta terça-feira (24) a transmissão de comando da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo – 1ª CIPO em Jaru.

trocadecomendo2

A solenidade aconteceu na Igreja Presbiteriana Renovada e foi presidida pelo Comandante Geral da Policia Militar em Rondônia Coronel PM Fernando Prettz, que está há 60 dias no comando geral da PM no Estado.

trocadecomando

Major Alex Silveira Diefenthaeler, que comandou a 1ª CIPO durante nove meses se despede da sua tropa e da comunidade jaruense para assumir a coordenação de recursos humanos da PM em Porto Velho.

trocadecomendo1

Ele destaca como principais avanços nesse período o convênio com a prefeitura de Jaru para a fiscalização de trânsito após 12 anos, a redução nos acidentes de trânsito e o projeto de vídeo monitoramento em parceria com a prefeitura e Associação Comercial e Industrial de Jaru – ACIJ que segundo ele está em andamento e aguarda apenas a liberação de emenda parlamentar. “O que levo de Jaru é o aprendizado, o tempo que fiquei foi muito gratificante, só faço um pedido aos PMs:  Que mantenham a chama acesa e estejam sempre prontos para servir”, disse Diefenthaeler.

trocadecomendo5
Quem assume a 1º CIPO é o Major PM Júlio Iago Vieira Trindade, que ocupava o cargo de Subcomandante do 1º Batalhão da policia militar na capital do Estado, com 19 anos na PM ele já atuou nas cidades de Pimenta Bueno, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho entre outras.

trocadecomendo

E dará continuidade aos trabalhos desempenhados pela Policia Militar em Jaru, com a missão de reduzir o índice de criminalidade no município.
Nos 04 primeiros meses de 2014 foram registrados 22 assassinatos, número alarmante que mobiliza a policia, que além de intensificar o policiamento propõe o redimensionamento do efetivo, criação do serviço de inteligência, capacitação da tropa e a implantação da policia comunitária.

O projeto prevê uma parceria entre a PM, as demais forças policiais e comunidade contra a criminalidade, A policia estará inteirada com a comunidade, através do conselho que irá discutir a implementação de politicas públicas de segurança no município, com a realização de palestras, reuniões, entre outras ações que visam a promoção da cidadania, melhoria da qualidade de vida e o aumento da sensação de segurança dos jaruenses. “Todos os atores que compõem o sistema de segurança social tem uma grande responsabilidade em reduzir esse índice, temos o compromisso de dar uma resposta a comunidade que acredita espera da PM”, destacou Major Iago.
Após a passagem de comando os militares e a comunidade presente acompanharam palestras sobre a policia comunitária, ministradas pelo Secretário Adjunto da Segurança Pública de Rondônia, Coronel PM Adilson Bandeira e pelo Sargento Marcos.
Segundo o Coronel Prettz essa é a primeira vez na história da PM em que a troca de comando acontece em uma Igreja e é precedida por palestras.
A mudança no escalão superior da 1ª Cia foi prestigiada por autoridades militares, civis e eclesiástica, convidadas para o evento, além de Familiares dos policiais militares.

Fonte Gesele Pareira Virgílio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *