Pequeno produtor diversifica renda e incentiva vizinhos

Acidentes Notícias

O pequeno produtor Robson Siedler aprecia nesta gestão do governo do estado o que outros produtores rurais ainda não conhecem: a criação e funcionamento de uma agroindústria. “Estou muito satisfeito com este incentivo do governo de Rondônia e alimento a esperança de que mais produtores rurais conheçam o programa”, declarou Siedler, exibindo o certificado ao lado da esposa Irlândia Bone Siedler.
Produtor de leite e de hortaliças a quinze quilômetros do centro de Cacoal, Robson Siedler agora está apto a fabricar biscoitos e vender para escolas públicas dentro das exigências sanitárias e comerciais, a exemplo do que já faz com a produção das hortaliças orgânicas que já produz.
Ele recebeu o certificado do Programa de Verticalização da Produção [Prove] e incentiva outros agricultores a fazer o mesmo que ele, investir na agricultura familiar. “É muito interessante e importante o Prove. Somos orientados por técnicos em todos os procedimentos, desde a fabricação ao comércio dos produtos”, frisou Siedler, destacando que o engajamento da família é essencial no projeto. “Temos seis filhos, três deles tem idade suficiente e nos ajuda nas tarefas”, disse Irlândia.

Incentivo

O agricultor Robson entende que é viável o Prove. “Documentado, temos condições de oferecer alimentos com qualidade e a preço mais baixo que o mercado”.  Segundo ele, todos os pequenos agricultores devem ao menos conhecer o programa do governo do estado. “Estou falando com meus vizinhos e mostrando a eles que é possível melhorar o poder de compra quando diversificamos nossa renda”, frisou.
Estudos da Secretaria de estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária [Seagri] indicam que cerca de 400 indústrias de pequeno porte já foram credenciadas pelo Prove na maioria dos 52 municípios. A meta do governo é fechar 2014 com a certificação de 700 agroindústrias, quase o dobro dos atuais registros.

Fonte
Texto: Paulo Sérgio – Assessoria Regional de Ji-Paraná
Fotos: Marcos Freire
Decom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *