Jogos Escolares da Juventude tem início hoje

Educação e Cultura

 À estudante Poliana Helena Santina Mundel Fantin,  da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Gomes, de Cacoal, que vai disputar a modalidade de xadrez, coube a honra de ser a porta-bandeira da delegação de Rondônia na abertura dos Jogos Escolares da Juventude, que estão sendo sediados em Londrina (PR).
O Ginásio de Esportes do Moringão recebeu um numeroso público e a solenidade teve início com a apresentação de ginástica rítmica, de taikô ( apresentação musical com tambores japoneses), e espetáculo de ballet.
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, declarou aberta mais uma edição dos Jogos Escolares da Juventude 2014, etapa de 12 a 14 anos, e desejou sucesso aos atletas de cada delegação.
Além do prefeito, se fizeram presentes à cerimônia o Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, o secretário de Esporte e Turismo do Paraná, Diego Gurgacz, além de autoridades locais e de atletas olímpicos e pan-americanos.
O juramento foi comandado por Pedro Henrique Gardemann, atleta da seleção paranaense de basquete nos anos de 2013 e 2014. O juramento do árbitro foi feito por Flávio Marques, árbitro de futsal da Federação Paranaense de Futsal desde 1999.
Para acender a Pira Olímpica, a tocha foi conduzida  por Guilherme Kumasaka (badminton), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Carlos Honorato (judô), Fabíola Molina (natação), Antoine Jaoude (luta), Luciano Pagliarini (ciclismo) Hugo Hoyama (tênis de mesa) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), até chegar a Natalia Falavigna (taekwondo), que acendeu a pira.
COMPETIÇÕES
As competições de atletismo tem início hoje, 5, no Complexo Esportivo da Universidade Estadual de Londrina (UEL)  e Rondônia estará participando em quase todas as modalidades.
Os técnicos de atletismo da delegação rondoniense, os professores Paulo Henrique Lima Ribeiro, e Aloísio de Medeiros Sobrinho estão otimistas quanto a uma excelente participação dos estudantes na competição, visto que os índices obtidos em eventos regionais escolares em Rondônia os capacitam em busca de excelentes resultados para o Estado.
Paulo e Aloísio elogiaram a iniciativa do Governo do Estado, através do secretário Emerson Castro, titular da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por apoiar as manifestações esportivas que foram realizadas no transcorrer do ano e dando suporte necessário para que Rondônia possa competir em igualdade com outros Estados.

Fonte:assessoria