Confúcio debate saúde, educação, lojas franca e participa de carreata

Notícias Política Política Estadual

Mais de cem veículos na mobilização popular na Pérola do Mamoré

O candidato da coligação “Rondônia no Rumo Certo”, Confúcio Moura, que concorre à reeleição, iniciou a semana de campanha em Guajará-Mirim. Confúcio participou de carreata e logo após foi entrevistado no programa “Audiência Pública”, ao vivo, das 10h às 11h, pelo radialista Ray Lavareda, da Rádio CBN Guajará-Mirim.

A carreata com mais de 100 carros e aproximadamente 30 motocicletas teve início no aeroporto local, logo após o desembarque do candidato Confúcio. A longa fila de veículos percorreu bairros e área central de Pérola do Mamoré, onde Confúcio e lideranças do município e da região foram saudados por moradores, comerciantes e profissionais liberais, que acenavam para o candidato.

Ao assuntos mais questionados por ouvintes foram educação, saúde, economia e segurança estadual e das fronteiras. O candidato Confúcio foi objetivo em suas respostas, todas com começo meio e fim. “Não sou político de fazer promessas, mas sim de cumprir compromissos”, alertou.

A saúde foi um dos graves problemas que Confúcio encontrou, quando assumiu o comando do Estado do antecessor, que esteve governador em dois mandatos seguidos. “Não conseguimos chegar onde queríamos, mas subimos degraus importantes. Hoje o ideal ainda está distante, mas é necessário muito tempo, dedicação e trabalho”, disse.

Em Guajará está em fase final a construção do Hospital Regional. O Hospital Municipal tem ajuda do Estado, que paga servidores. Ele também foi reformado e ampliado o número de leitos.

Segundo Confúcio, construir um hospital, equipá-lo e colocar para funcionar sempre é possível porque há recursos municipais, estaduais e federais, mas o grande problema é manter os corpos médico, de enfermagem e o administrativo. “É uma despesa sem fim e que exige planejamento e recursos”, explica.

Sobre a educação Confúcio disse que Rondônia é o primeiro do Norte do País. São dados do IDEB – Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico –  da última semana e no ranking nacional o Estado está entre os dez primeiros. A exemplo de saúde, disse o candidato Confúcio, a educação exige investimentos elevados e permanentes.

Ao responder pergunta de ouvinte sobre a faculdade estadual foi bastante incisivo. “Não temos condições de manter uma Universidade Estadual. Prefiro investir no ensino médio, que é o caminho para o futuro”, afirmou.

O índice de repetência no estado, que era de 25% baixou para 11%. Ainda é elevado, mas o empenho é enorme para reduzir cada vez mais a permanência na escola de alunos do ensino médio.

Rondônia tem hoje 20 escolas de tempo integral. É pouco reconheceu o candidato Confúcio, mas o Estado tem mais de 30 anos e antes nada foi feito. Foi dado o pontapé inicial e queremos continuar a luta, pois o ensino integral tira o jovem e o adolescente da violência, da criminalidade, da rua.

As Lojas Franca é o futuro da economia forte de Guajará-Mirim. Rondônia foi o primeiro dos 26 Estados e Distrito Federal a conseguir liberação das Lojas Francas. A lei está sendo regulamentada e certamente Guajará terá uma enorme injeção no turismo, porque as compras poderão ser efetuadas com até 80% de isenção de impostos.

O candidato Confúcio falou também sobre incentivo ao peixe, que passou de uma produção de 10 a 12 mil toneladas/ano para 80 mil toneladas/ano, da telefonia celular e internet que está chegando a Guajará-Mirim via fibra ótica; da pavimentação da ligação Guajará a Ariquemes atraindo turistas das regiões da Produção, Central e Vale do Guaporé; da segurança eletrônica nas escolas, que custa bem menos e é mais eficiente; da democratização das escolas, onde a escolha dos diretores não foi imposta, mas através de eleição direta;, segurança na fronteira, pavimentação urbana e rural.

Assessoria