Últimos
Capa » Notícias » Cidadania » Cônsul peruano dá sinal verde aos interesses comerciais rondonienses
Cônsul peruano dá sinal verde aos interesses comerciais rondonienses
Cônsul debateu e anotou reivindicações de Rondônia com o secretário Evandro Padovani e com membros do Projeto Rota Andina.

Cônsul peruano dá sinal verde aos interesses comerciais rondonienses

O cônsul do Peru, Félix Gérman Vásquez Sóliz, foi recebido nesta terça-feira (18) pelo secretário estadual da Agricultura, Evandro Padovani, e por integrantes do Projeto Rota Andina do Desenvolvimento Rondônia-Pacífico. Ele também visitou o teatro estadual Palácio das Artes, classificando-o de “monumental”.
O encontro na Seagri esmiuçou ao visitante bases para uma decisão política entre o governo brasileiro e peruano com o objetivo de acabar com barreiras restantes que dificultam ainda a relação comercial entre os dois países.
O cônsul acompanhou com imagens e relatos as excursões realizadas por grupos rondonienses ao país andino, especialmente sobre a Missão Empresarial Brasileira ao Peru 2014. Ele anotou todos os pontos considerados como entraves para a chegada de produtos rondonienses ao mercado de seu país e garantiu que todas as questões serão superadas. “Estou aqui para isso,” observou.
Padovani e o ex-superintendente da Fecomércio, Rubens Nascimento, detalharam ao cônsul as potencialidades econômicas de Rondônia e a posição geográfica estratégica para escoamento de mercadorias. Falaram ainda sobre todas as alternativas de transporte para produtos rondonienses que interessam ao mercado peruano, dando pormenores, por exemplo, sobre a ferrovia Transcontinental.

Visita oficial

O cônsul faz nesta quarta-feira (19) – último dia de estada na Capital – visita oficial ao governador Confúcio Moura. A solenidade está marcada para as 10h, no palácio Presidente Vargas. Às 11h30 ocorre uma reunião técnica, no gabinete da Casa Civil, quando o secretário Marco Antônio de Faria recebe a autoridade peruana para discutir assuntos estratégicos de interesse de Rondônia e do Peru. Na quinta-feira (20) Félix Gérman tem reunião com empresários de Vilhena e, na sexta-feira (21), ele retorna para Rio Branco-AC.

consuperuanovisitarondonia1

O cônsul também conheceu o Teatro Palácio das Artes.

O cônsul também conheceu o Teatro Palácio das Artes.

Fonte
Texto: Decom
Fotos: Daiane Mendonça
Decom – Governo de Rondônia