Associação de Imprensa de Rondônia intensifica nova campanha de assinaturas

Notícias Política Política Estadual

A Associação de Imprensa de Rondônia (Airon) realizará durante a “IV Oficina de Comunicação”, dias 20 e 21 de novembro, no Larisson Hotel em Porto Velho,  campanha para ampliar o quadro de associados. Segundo o presidente da entidade, jornalista Cyro Pinheiro a meta é fortalecer a entidade para atuar na parte de promoção, assistência médica e social.
Na abertura da oficina, quinta-feira (20) às 8 horas, com a presença confirmada de professores universitários, jornalistas, publicitários e estudantes de jornalismo, o diretor-geral do Decom, jornalista Osmar Silva falará sobre “A gestão da comunicação pública como garantia dos direitos da cidadania” e, em seguida, faz o lançamento da campanha junto com dirigentes da Airon.
Segundo Osmar Silva, o governador Confúcio Moura pela primeira vez não poderá participar da abertura da oficina por se encontrar em viagem de trabalho ao Sul do Estado, mas estuda a possibilidade de comparecer ao encerramento do evento para ministrar a palestra com o tema “Um olhar cidadão sobre o comportamento ético e moral na comunicação”.
A partir das 8h50, o jornalista e professor Júlio Aires conduzirá o módulo “Radiojornalismo: conceito da mídia rádio, características da mídia rádio, conceito  de radiojornalismo, linguagem no radiojornalismo, captação e edição de áudio.
Às 9h40, a coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Uniron, professora Maria Ângela Lima realizará palestra com o tema “Novas Mídias – Redes Sociais”, e o publicitário Francisco Melgarejo fecha a programação na manhã do primeiro dia da oficina com a abordagem do tema “Comunicação visual e a metodologia da parametrização na publicidade legal”.
Às 14 horas, o jornalista Carlos Neves de Araújo falará sobre “Assessoria de Imprensa Parlamentar e as comissões parlamentares como fontes de informação jornalística”, seguido do jornalista e escritor Célio Montezuma Cruz que fará uma retrospectiva sobre o tema “Experiências no Jornalismo Impresso”.
Às 15h50, o jornalista e analista de relações institucionais na empresa Santo Antônio Energia, Emanuel Jadir, ministrará a palestra “Gerenciamento de Crise de Imagem”, e o jornalista e publicitário Solano Ferreira encerra o primeiro dia de debates falando sobre “Plataformas digitais e as novas mídias”.

2º dia

Na sexta-feira (21), a partir das 8h, o jornalista e editor regional da TV Rondônia, Benedito Teles proferirá palestra com o tema “Técnicas de reportagem e as variáveis da linguagem no telejornalismo”. Em seguida, às 9h15, o professor de Direito Eleitoral da Uniron, Marcelo Souza, falará sobre a “Lei de acesso à informação – garantias e prazos”.
Francivan da Silva, professor de Fotojornalismo do Curso de Jornalismo da Uniron e da Fundação Rede Amazônica fará palestra com o tema “Fotojornalismo – texto não verbal da reportagem – técnica e a linguagem da fotografia aplicada ao jornalismo”.
Antecedendo aos painéis “Elaboração e produção de pauta” e “Normas de estilo e produção do texto jornalístico”, com a participação de jornalistas experientes como Raimundo Nonato Cruz, Marcelo Freire, cientista político João Paulo Viana, Leivinha Oliveira e Waldir Costa, haverá a exibição do filme “O Jornal”.
O roteiro do filme relata a rotina do tabloide “The Sun”, em Nova Iorque, na investigação jornalística sobre uma acusação de assassinato contra dois negros.

Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: DECOM
Decom