Palestras e minicursos no Mundo SENAI ajudam a conhecer trabalho na indústria

Educação e Cultura Notícias

Nesta sexta-feira (21 de novembro) o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia e demais unidade em todo o país, estará de portas abertas para mais uma edição do evento Mundo SENAI. Durante todo o dia serão ministradas palestras, oficinas e minicursos tendo como público alvo jovens estudantes, trabalhadores da indústria, empresários e comunidade em geral.
Unidades de todo o Brasil abrirão as portas para mostrar oportunidades de formação para quem quer atuar no segmento. Para os interessados em trabalhar na indústria, as atividades do Mundo SENAI significam informações sobre as oportunidades de formação.
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) o evento tem intuito de despertar o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais e promover a aproximação com a indústria. ​​Iniciativas como o Mundo SENAI têm surtido efeito em todo o Brasil, pois tem despertado o interesse pela educação profissional.
Dados do Censo da Educação Básica 2013, analisados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), mostram que, entre 2008 e 2013, o número de matrículas nesses cursos passou de 927.978 para 1.441.051 – um crescimento 55,3%.
Os cursos técnicos de nível médio são também conhecidos como cursos de longa duração da educação profissional e têm entre 800 e 1,4 mil horas de duração (até dois anos). Podem ser feitos por estudantes que estão, pelo menos, no segundo ano do ensino médio ou quem já concluiu essa etapa da educação básica. As aulas oferecem conhecimentos teóricos e práticos em diversos eixos tecnológicos e garantem, junto com o diploma, uma formação especializada para diferentes setores da economia.
As portas de entrada para o ensino técnico incluem os cursos de qualificação, de iniciação profissional e de aprendizagem. Todas elas poderão ser conhecidas nas atividades do Mundo SENAI, que acontecem nesta sexta-feira, 21, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Escola Marechal Rondon, Porto Velho.

Fonte:Sistema FIERO (SESI/SENAI/IEL)