Doadores de sangue aderem a campanha em todo Estado

Geral Notícias

Nessa semana, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para homenagear os doadores rondonienses, a Fhemeron realizou uma programação especial em todos os hemocentros do Estado, por meio de eventos comemorativos e entrega de kit (camiseta, boné, caneta, chaveiro e sacola para câmbio de carro), com o tema da campanha “Eu curto doar sangue, compartilhe essa corrente.”
Em Porto Velho, a festa aconteceu nessa terça-feira (25), no pátio da instituição, que fica ao lado do Hospital de Base,onde compareceram no evento aproximadamente 500 pessoas. A solenidade foi marcada pela presença de autoridades e imprensa, intervenções artísticas, apresentações de grupos de dança e música, sorteio de brindes, serviços de aferição de pressão e glicemia em parceria com universitários, entre outras atividades.

doadoresdesangue1

Parceiros também participaram das atividades: soldados, bombeiros, empresas, universitários, entre outras entidades, também vieram comemorar e também doar sangue.
Em Cacoal houve um grande número de doadores, passaram 80 pessoas pela recepção para doar sangue na data referida, considerado um número grande durante um único dia de doação. E no sábado próximo (29), o hemocentro estará realizando coleta externa em Alvorada d’Oeste, na Igreja Batista Lírio dos Vales.
No sul do Estado, em Vilhena também houve grande adesão por parte dos doadores, 70 pessoas doaram sangue no Dia do Doador. Número cinco vezes maior do que a média de doações realizadas nesse hemocentro normalmente, conforme dados da instituição.
Em Guajará-Mirim, a campanha também trouxe um aumento de fluxo de doadores. E segundo informações do Serviço Social da instituição, o hemocentro de Guajará-Mirim também realiza coletas no Distrito de Extrema, Alto Alegre e Nova Mamoré. E a próxima coleta externa está agendada para dia 03 de dezembro, na Escola Casimiro de Abreu, em Nova Mamoré.
Em Ji-Paraná, o evento foi realizado na Quadra da Paróquia Dom Bosco, na quarta-feira (26), com um café da manhã, realização de sorteio, bingo e outras atividades. Nesse dia, as doações de sangue aconteceram no período da tarde no hemocentro da cidade.
Em Ariquemes, a comemoração também aconteceu na quarta-feira (26), e houve um aumento de doadores que estava abaixo do ideal. O hemocentro também realiza coleta em parceria com cidades e distritos da região. A última coleta foi feita em parceria com Alto Paraíso, realizada sábado passado (22).
Quem quiser doar sangue, deve procurar o hemocentro mais próximo. Mais informações sobre a Fhemeron pelos telefones (69)3216-2234 ou 0800-642-5744.

DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE
O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. A celebração da data tem como objetivo homenagear esses especiais cidadãos que vêm fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas em todo o País.

A comemoração da data é momento oportuno para chamar a atenção da sociedade brasileira sobre a importância de doar sangue, e isso ser hábito do cotidiano na vida das pessoas saudáveis.  A data foi escolhida estrategicamente, tendo em vista que no final do ano é um período de alerta, pois aumentam o número de acidentes, trazendo como consequência um aumento nas transfusões sanguíneas. E justamente nesse período tende a diminuir as doações de sangue, por ser um período de férias e festas.
É importante que as pessoas façam doação de sangue regularmente, pois todos os dias há pessoas que dependem da transfusão sanguínea para continuar vivendo, e não há nada que substitua o sangue. Mais informações sobre a doação de sangue no país podem ser acessadas no site do Ministério da Saúde: http://portalsaude.saude.gov.br.

Fonte
Texto: Sofia Lampert
Fotos: Sofia Lampert
Decom – Governo de Rondônia