Obra financiada pela Funasa gera emprego e renda em Presidente Médici

Notícias Política Política Municipal

Um completo sistema de esgotamento sanitário está para ser inaugurado em Presidente Médici, financiado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), obra que vem gerando empregos e proporcionando aumento de renda a diversas famílias do município. O investimento, de aproximadamente R$ 18 milhões, está sendo aplicado na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), instalada numa área de 42 mil metros quadrados, composta de duas lagoas de estabilização, leito de secagem, laboratório de análise da água e 24 km de rede coletora.

De acordo com a prefeita de Presidente Médici, Maria de Lurdes Dantas Alves, a construção alavancou a economia do município, pois, mais de 150 vagas de empregos diretos e outros indiretos foram gerados durante os trabalhos. Isso significou aumento de renda para muitas famílias.

“Ao entrar em funcionamento, o sistema vai garantir, entre outras coisas, uma cidade universalizada em termos de saneamento básico, mais limpa e com melhor qualidade de vida. Essa obra vai possibilitar a obtenção de recursos para outros empreendimentos na cidade”, afirmou Lurdinha do Sindicato, como é conhecida a prefeita.

A chefe do executivo de Presidente Médici agradeceu a Funasa por garantir recursos para este tipo de obra tão importante e que, certamente, vai marcar a história do município, ressaltando que já estão sendo tomadas as providências para que cerca de 300 famílias carentes sejam atendidas pelo sistema de esgotamento, sem qualquer custo.

obrasdafunasa1 obrasdafunasa

A metodologia e tecnologia utilizada pela empresa Ótima Empreendimentos e Construções, responsável pela execução dos trabalhos, foi elogiada pela prefeita. “Os transtornos causados à população foi mínimo. Mesmo quando a rede precisou cruzar a BR-364, o trabalho foi realizado sem paralisar o trânsito na rodovia”, lembrou Lurdinha do Sindicato.

Para o vereador Jorge do Idaron, o sistema de esgoto vai melhorar a saúde pública e reduzir o número de insetos e doenças causadas pela falta de saneamento. O parlamentar acredita que os moradores vão aderir ao serviço, ligando a rede esgoto dasresidências à rede do sistema, logo após a entrada em operação.

Jorge Alfredo Peres, morador da avenida Trinta de Junho, em Presidente Médici, disse está ansioso para ligar a rede da sua residência ao sistema de esgoto, pois, além de eliminar um antigo problema, sua família poderá usufruir dos muitos benefícios proporcionados.

Segundo Nivaldo Anjo da Silva, membro da comissão composta por representantes de entidades do município, criada pela Prefeitura de Presidente Médici para acompanhar o andamento das obras, a inauguração do sistema de tratamento vai garantir vários ganhos para a população, principalmente, na área da saúde. Com relação ao andamento das obras, ele afirmou que tudo está sendo executado de acordo com o projeto e que a comissão tem recebido da empresa, todas as informações. “Quando necessário, juntamente com técnicos da empresa responsável pela fiscalização, fazemos visitas in loco”, afirmou.

Fonte:Assessoria.