Mobilização de taxistas, mototaxistas, cobradores e motoristas de ônibus: Sexta-feira manifesto na sede da Semtran

Cidadania Notícias

Ao final da tarde desta quinta-feira (09 de julho), o deputado Hermínio Coelho (PSD), fez encaminhamento aos trabalhadores do sistema de transporte coletivo urbano de Porto Velho, acampados em frente à sede da Prefeitura da Capital, no sentido de definir as próximas ações do movimento. Foi aprovado que a partir das 6 horas desta sexta-feira (10 de julho) ocorrerá uma passeata em direção a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, como primeira tentativa de abertura de diálogo entre o executivo e a classe trabalhadora.

A mobilização na sede da Semtran contará com as participações de sindicatos, associações, cooperativas, e até representantes de outras entidades não governamentais, além do reforço de parlamentares. O deputado Hermínio Coelho destacou a importância do diálogo, de sentar na mesa de negociação, e posteriormente se firmar um Termo de Ajuste de Conduta – TAC junto ao Ministério Público do Trabalho.
Ficou acordado entre os trabalhadores, vereadores e os deputados Hermínio Coelho e Jesuíno Boabaid, uma pauta inicial constantes dos seguintes itens: Revisão do chamamento para a concessão de ônibus e transferência da gestão do sistema de transporte coletivo para a gestão direta dos trabalhadores, por um período determinado. Caso as propostas iniciais não avancem, então a orientação seguirá no sentido de que com a entrada da nova permissionária do transporte coletivo – ônibus,  seja garantido através de documento, o emprego de todos os atuais trabalhadores, e o pagamento das indenizações trabalhistas, inclusive o FGTS.  Da parte dos taxistas e mototaxistas, a principal luta será no sentido de se buscar a garantia da permanência da legislação atual, que garante transferência da concessão a familiares, em caso de morte ou invalidez do permissionário.
O movimento em apoio aos taxistas, mototaxistas, cobradores e motoristas de ônibus conta com o apoio dos seguintes parlamentares: vereador Marcio Passeli, vereador Eduardo Rodrigues, vereador Jose Wildes, vereador Sid Orleans, vereador Jurandir da Bengala, vereador cabo Anjo, vereador, Junior Siqueira, vereadora Maria de Fátima – Fatinha, vereador Everaldo Fogaça, deputado Jesuíno Boabaid, e o deputado Hermínio Coelho.

Fonte: Assessoria