JOVEM SOFRE PRECONCEITO NO SUL DO BRASIL POR SER DE RONDÔNIA

Cidadania Notícias

Uma jovem Rondoniense teve seu desabafo enviado a nossa redação através de amigos na  rede de bate papo onde acusa ter sido vitima de discriminação  no sul do pais.
A mesma descreve com detalhes que foi discriminada por ser de Rondônia e por esse motivo impedida de doar sangue.
VEJA RELATO DA JOVEM.
Hoje pela primeira vez desde que cheguei a Maringá eu sofri preconceito por vir da minha terra querida que é Rondônia.No dicionário a palavra preconceito significa: “qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.”
Eu já passei por várias situações em minha vida em que sofri preconceito, com perguntas do tipo “e como é conviver com a onça?”, ou então, “tem índio pelado correndo na rua?”, mas nunca me magoou tanto como hoje, em que a minha origem foi colocada como se eu fosse menos do que as pessoas que viveram e nasceram no sul.Eu e minha irmã fomos até o hemocentro na tentativa de doar sangue, como inocentes acreditávamos que seriamos bem recebidas por estar fazendo este gesto solidário. Ao contrário do que esperávamos fomos classificadas como não doadoras, pasmem, porque morei em Rondônia. Eu indignada perguntei o porque desse fato ser um problema, e novamente, pasmem, justificou o médico “por causa da malária”.
Eu queria rir da cara dele, mas não consegui, apenas fiquei chateada, porque eu sai de Rondônia, crendo que conheceria mais sobre o mundo, veria novidades, aprenderia novas coisas e descobri que de certa forma, eu conheço mais do mundo do que os próprios sulistas, eu sei que Rondônia, Acre, e até mesmo o Amazonas, tem muito mais a oferecer do que malária, do que onça, do que índio, e de todo esse PRÉ-CONCEITO, que as pessoas tem, mas que a grande maioria não busca conhecer com exame crítico.Através de piadinhas que humoristas conhecidos formulam, histórias contadas da época da carochinha, contos e fabulas lidas nos livros infantis, as pessoas tem uma ideia de que o norte esta atrasado. Estou realmente estou chateada, porque vim para o Sul em busca desta fabula que as pessoas contam lá no norte, sobre o Sul onde tem qualidade de vida, uma melhor estrutura, pessoas enculturadas, e devo narrar que até o presente momento, tenho encontrado aqui a mesma coisa que encontro na minha cidade de origem, um governo corrupto, professores sofrendo opressão, alunos insatisfeitos com instituições, uma sociedade que tenta burlar a todo momento o sistema e pasmem, preconceito social. Nasci e morei a 25 anos em Rondônia, nunca tive malária, nunca tive dengue, e era doadora ativa no hemocentro de Vilhena, uma cidade de aproximadamente 90.000,00 habitantes com apenas 37 anos.
Porque pra mim essa é a única doença cronica que existe por lá.
Acredito que nas próximas campanhas formuladas pelo governo para doação de sangue, deveriam colocar em letras bem grandes que pessoas que nasceram no norte, não são aptas a serem doadoras, porque podem transmitir força, garra e determinação.
ARAUJO ODAIR
Texto: Raquel Barbosa Becker