Últimos
Capa » Notícias » Cidadania » Sistema Fecomércio lança Conselho Empresarial de Turismo dia 27 de agosto
Sistema Fecomércio lança Conselho Empresarial de Turismo dia 27 de agosto

Sistema Fecomércio lança Conselho Empresarial de Turismo dia 27 de agosto

Motivada pelo grande potencial turístico de Rondônia e em contribuir com a geração de novas oportunidades e com o desenvolvimento do Estado, o Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE) lança no próximo dia 27 de agosto o Conselho Empresarial de Turismo, o CETUR. O anúncio do lançamento foi feito no último dia 28/07, na sede da Fecomércio, em Porto Velho, pelo presidente em exercício da Federação, Gladstone Nogueira.
A reunião contou com as presenças dos conselheiros da Fecomércio Canísio Hartmann, Manoel Anastácio das Graças e Silva, Hélio Hirayuki Natori, Osmar Santana Lima, Joaquim Vanderli de Aguiar, Jefferson Silva Franceline e Jair Rover. Também participaram o superintendente Estadual de Turismo, Júlio Olivar, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Daniel Mendes Monteiro Rezende, o presidente do Sindihotel/ FNHRBS, Ananias Frota, a gerente da Coordenadoria de Turismo de Porto Velho, Camila Canova Lagares, a diretora da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), Camila Amora, o superintendente do Sebrae/RO, Samuel Silva de Almeida, o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Giovani da Silva Barcelos, a turismóloga do Sesc Mina Gomes e o professor Manoel de Jesus da Silva, representante do Senac.
INOVAÇÃO
A gerente Executiva do Sistema Fecomércio, Cileide Macedo, ressaltou durante o encontro que a criação do Conselho tem como objetivo principal apoiar o segmento de turismo do Estado, sendo um canal de diálogo entre a iniciativa privada e o poder público. “Nossa missão já está bem definida e vamos trabalhar no reconhecimento do turismo como atividade geradora de emprego, renda e desenvolvimento local, e garantir políticas que reconheçam a importância do setor para a economia”, observou.
Durante a reunião também foram aprovadas a logomarca e o Regulamento do Conselho e discutidas as indicações dos órgãos representativos para composição do CETUR.
LANÇAMENTO
O Conselho Empresarial de Turismo será lançado oficialmente no dia 27 de agosto durante a realização do I Seminário de Turismo do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), que acontecerá no Teatro Um do Sesc, em Porto Velho, e se estenderá até o dia 28 com várias atividades.
PORTO VELHO
Os participantes do encontro aproveitaram a oportunidade para sugerir pautas de discussões e comentar a respeito da iniciativa da Fecomércio. O presidente da Abrasel, Daniel Monteiro, elogiou a reunião e a criação do CETUR. “Rondônia tem muitas coisas em matéria de atrativos para mostrar, mas que ainda são desconhecidos e que precisam ser mostrados”, destacou, observando que Porto Velho tem muita coisa interessante e que o turismo gastronômico tem crescido muito na Capital. Ele citou sobre o festival “Brasil Sabor” que a instituição realiza e já está na sua quinta edição, movimentando bares e restaurantes. Informou também outras peculiaridades da cidade como a prática de paraquedismo que atrai praticantes, inclusive, de outros Estados.
O representante da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) e do Sindicato dos Hotéis de Rondônia (Sindihotel-RO), Ananias Frota, reforçou a importância de se estabelecer um intercâmbio turístico entre os Estados do Norte. Ele ressaltou que o shopping de Porto Velho é um grande atrativo para o pessoal do interior e municípios dos estados vizinhos e que hoje algumas empresas já trazem ônibus com turistas de Ariquemes, Rio Branco (AC), Humaitá (AM) e outras cidades para visitar e fazer compras na Capital.
O secretário de Estado do Turismo, Júlio Olivar, elogiou a iniciativa do Sistema Fecomércio e disse que o Governo do Estado está trabalhando na logística e infraestrutura do turismo, que é, segundo ele, o ponto de partida para incrementar o setor. Em relação a Capital, Olivar citou as obras em curso do Espaço Alternativo, da restauração da igreja de Santo Antônio – considerado sítio arqueológico, a revitalização da rodoviária a ser iniciada brevemente e a construção do centro de convenções. Ele aproveitou para citar ainda outras potencialidades do Estado, como o Vale das Cachoeiras, que embora esteja localizado no município de Teixeirópolis foi agregado ao circuito turístico de Ouro Preto do Oeste,
PROJETO PILOTO
Ouro Preto do Oeste foi o município contemplado para o projeto piloto do CETUR. Segundo Cileide Macedo, a cidade foi escolhida mediante um estudo técnico elaborado pelo Sistema Fecomércio. Ela destacou que o município localizado no eixo da BR-364 e na região Central do Estado, dispõe de infraestrutura para receber turistas, com rede de hospedagem apropriada, portentosos hotéis fazenda como o Coimbra, A Fazendinha e, mais recentemente, o Graúna.
A gerente Executiva citou ainda o Morro Chico Mendes, que é a terceira maior reserva florestal urbana do Brasil, e onde se pratica várias modalidades de esportes radicais, como rapel e voou livre. “Também tem o Vale das Cachoeiras, um local de beleza exuberante onde se pratica trilhas e outras atividades excelentes para a exploração turística”, acrescentou.

Fonte:Assessoria de Comunicação