Na II Festa dos Guerreiros, Dr. Neidson ouve reivindicações

Educação e Cultura Notícias

Parlamentar conversou com os indígenas, participou dos jogos e teve o corpo pintado
Com o intuito de conhecer mais a cultura indígena rondoniense, o deputado Dr. Neidson (PTdoB) participou da II Festa dos Guerreiros da aldeia Ricardo Franco, em Guajará-Mirim, no rio Guaporé, marcada por danças, cantos, pratos típicos, artesanatos, lendas e jogos da tradição indígena local.

Na II Festa dos Guerreiros, Dr. Neidson ouve reivindicações.
Na II Festa dos Guerreiros, Dr. Neidson ouve reivindicações.

O deputado interagiu com os indígenas nos jogos, participou de provas típicas de guerreiros, como arco e flecha, e ao final teve o corpo pintado de forma típica. A II Festa dos Guerreiros é uma iniciativa dos próprios indígenas para celebrar sua cultura e motivar o reencontro com seus parentes.
Dr. Neidson destacou a importância de apoiar a preservação da cultura indígena, principalmente quando a iniciativa parte dos próprios índios.
O parlamentar ouviu, ainda, as reivindicações das autoridades da aldeia. Foi solicitada a abertura de uma estrada vicinal que possibilite o deslocamento dos moradores que lá residem a outros centros.
O deputado também se comprometeu em cobrar das autoridades municipais de saúde ampla assistência nas medidas preventivas e de tratamento a doenças endêmicas.
O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) deu apoio aos participantes em sua base no distrito de Surpresa.
Participaram também da II Festa dos Guerreiros o procurador da República Daniel Dalberto, a antropóloga Rebeca Ferreira, a representante da OAB em Guajará-Mirim, Cherislene Pereira de Souza, a juíza federal Milena Souza de Almeida, a representante do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Joseli da Silva Eleotério, e a coordenadora regional de educação, Léa Andrade Moura, da Secretaria Estadual de Educação.
Policiais de Espigão do Oeste homenageados pela Assembleia

Fonte:Assessoria