Assembleia Legislativa homenageia Genus e torcida organizada

Cidadania Notícias

Na tarde desta segunda-feira (31), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene e entregou voto de louvor ao Sport Club Genus de Porto Velho e à sua torcida organizada, a Genocídio. A homenagem aconteceu em atendimento à proposição do deputado Airton Gurgacz (PDT), que explicou que o objetivo é o reconhecimento da importância do clube da capital de Rondônia, que ostenta o título de Campeão Rondoniense de Futebol Profissional 2015.
O parlamentar destacou que o Genus é, atualmente, um dos principais clubes esportivos da capital e considerado, também, uma das únicas entidades esportivas de Rondônia que possui capacidade técnica e organizacional para competir em campeonatos estaduais e em todos os níveis e categorias.
Ainda de acordo com Airton, no último dia 4 de julho, após 18 anos, o clube conquistou o campeonato rondoniense de futebol masculino e entrou no seleto grupo de campeões do Estado.

genus1Airton Gurgacz enalteceu o clube por sua rica história no futebol rondoniense. Observou que a torcida do Genus, a Genocídio, tem uma representatividade em todos os estádios por onde passa. Falou da dificuldade que a diretoria do clube faz para manter o time em competições estaduais e nacionais. Disse que o Genus será o representante de Rondônia na Copa do Brasil deste ano.
Airton falou que, desde quando foi vice-governador de Rondônia, vem lutando para que seja criada uma legislação para a ajuda aos clubes. Disse que vários Estados tem essa norma e aqui não aconteceu ainda porque o Tribunal de Contas não autoriza.

genus1Airton disse que o Genus será o representante oficial de Rondônia numa competição nacional e merece formar um grande clube e precisa do apoio governamental e também do empresariado. “Em 2000 e 2009, o Genus foi vice-campeão e, agora em 2015, conquistou o estadual, quebrando a supremacia do interior e o jejum de 13 anos sem títulos para a nossa capital”, reiterou Airton Gurgacz.
O deputado Dr. Neidson (PTdoB) enalteceu a homenagem ao clube Genus e à sua torcida. Colocou-se à disposição dos desportistas e elogiou a volta do Duelo da Fronteira, que acontecerá no município de Guajará-Mirim.

Governo

O superintende da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Sejucel, Rodnei Antônio Paes, parabenizou o deputado Airton Gurgacz pela iniciativa de propor a solenidade em homenagem ao Genus e à torcida organizada do clube, a Genocídio. Segundo ele, o parlamentar está sensível às questões tanto do esporte quanto da cultura de Rondônia.
O superintende destacou que todo recurso destinado ao esporte e a cultura, seja por incentivo estadual ou federal, não deve ser encarado como gasto e sim, como investimento. De acordo com o responsável pela Sejucel, assim como nos demais setores, investir no esporte e na cultura significa movimentar a economia do Estado.
Rodnei citou o Bolsa Atleta, programa do governo federal de incentivo direto ao atleta de bom rendimento e disse que Rondônia está trabalhando para trazer o benefício para o Estado. Ele explicou que o programa garante condições mínimas para a dedicação com exclusividade e tranquilidade do esportista.
O superintendente também falou sobre a futura criação do Prêmio Esporte de Rondônia, que irá homenagear os destaques na área durante o ano, onde serão estipulados critérios de seleção e que visa à valorização e o fortalecimento do esporte estadual.
Por fim, Rodnei declarou que o Genus é um exemplo em nível de Estado e em nome do Executivo, se colocou a disposição para firmar parcerias que venham contribuir com a institucionalização das ações em prol do esporte e da cultura de Rondônia.
O vice-presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia-FFER, José Natal Jacob, representante do presidente, Heitor Costa, agradeceu a lembrança do deputado Airton Gurgacz em homenagear o esporte de Rondônia mais especificamente o futebol, atividade que já trouxe tantas alegrias para o Estado e levou seu nome em nível nacional.

ALE/RO – DECOM

Foto: Ana Célia