Festival reunirá jovens trabalhadores rurais de todo o Estado

Educação e Cultura Notícias Política Política Municipal

Jovens trabalhadores rurais de todo o Estado estarão reunidos neste sábado, dia 19, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, no município de Jaru, para a 17ª edição do Festival Estadual da Juventude Rural. A estimativa é de mais de 1,5 mil jovens participando do evento.

festivalruralO Festival, realizado anualmente, propõe um momento de reflexão e diálogo acerca da sustentabilidade no campo para os jovens e também de integração da juventude rural de Rondônia com atividades culturais e esportivas. O evento é uma realização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), sob coordenação da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
De acordo com o secretário de Juventude da Fetagro, Ailton Santos, o Festival também tem sido um grande espaço de articulação política para o fortalecimento e permanência dos jovens no campo. Ele explica que a atividade estampa as bandeiras da juventude rural por melhores condições de vida no campo, inclusive a garantia de uma sucessão rural de qualidade, que possibilite ao jovem manter-se no campo com garantia de acesso à terra, sustentabilidade ambiental, condições de trabalho decente e políticas públicas diferenciadas. “Lutamos e nos organizamos para que a juventude não saia do campo. E o Festival é mais um passo que damos para reafirmarmos e fomentarmos a sustentabilidade da vida no campo”, destacou.
Tema
O tema escolhido para a edição deste ano do festival foi Juventude contra a Violência. O lema é Jovens Rurais na Luta pela Paz.  De acordo com a Comissão de Jovens, o tema foi apontado devido a que, de forma geral, a questão da violência contra crianças, adolescentes e jovens no campo é subdimensionada. Argumenta que jovens estão submetidos, por exemplo, a violências domésticas, de gêneros e no âmbito do trabalho. “Uma situação estrutural geradora do ciclo de violência que precisa ser notada é a da deficiência no atendimento aos direitos básicos como saúde, educação e moradia de crianças e jovens nas zonas rurais. As crianças, adolescentes e jovens são sujeitos de direito. Sendo assim, a violência contra elas são violações de direitos. Por isso os jovens buscam  reafirmar o seu comprometimento com a luta por garantia de políticas públicas e ações governamentais para a efetivação de direitos e políticas diferenciadas para a agricultura familiar e que propiciem a permanência no campo com dignidade”, observam os membros da Comissão.

Programação
A programação do 17º Festival Estadual da Juventude Rural terá início às 8 horas com a acolhida no clube da AABB. Está marcada para as 10 horas a solenidade de abertura do evento. Em seguida iniciam as atividades esportivas e culturais. Entre as atividades esportivas haverá partidas de futebol suíço, voleibol, disputa de salto em distância e de corrida de 100 metros, todas nas categorias masculino e feminino. Pelas atividades culturais estão programadas apresentações de teatro, música, poesia e dança. Haverá ainda a escolha da garota e do garoto rural e da garotinha e garotinho rural. Como diferencial nesta edição do festival está a realização da Feira da Agricultura Familiar, com exposição de produtos. Também haverá durante todo o período da tarde apresentações de músicos regionais.

Fonte:Assessoria