Miniprodutores, cooperativas e associações poderão ter acesso ao Pronaf, diz Mosquini

Geral Notícias Política Política Municipal

Miniprodutores rurais e suas associações e cooperativas poderão ter acesso a operações de crédito rural financiadas com os fundos constitucionais do Norte (FNO). Assim, os chamados miniprodutores rurais serão equiparados aos agricultores familiares.
“Na prática, a paridade significa que as linhas de crédito dos fundos terão que adotar as mesmas condições do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, afirmou o deputado Lúcio Mosquini (PMDB).
A equiparação somente valerá para os contratos assinados após a sanção da lei oriunda do PL 7713. A Comissão de Finanças e Tributação aprovou ontem projeto do deputado Beto Faro neste sentido.

Sobre o Pronaf
O Pronaf adota condições especiais e taxas de juros subsidiadas para empréstimos de custeio, investimento e comercialização. As taxas atuais vão de 2% a 6% ao ano, abaixo da taxa de juros básica da economia (Selic), atualmente em 14,25%, e da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), usada nos financiamentos do BNDES, hoje em 7%.
“Esta proposta é um avanço e, para se beneficiar, o miniprodutor deverá se enquadrar nos critérios do Pronaf”, afirmou Mosquini.
Entre os critérios do Pronaf estão:
ü  Explorar parcela de terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário, comodatário, parceiro ou concessionário do Programa Nacional de Reforma Agrária;
ü  Residir na propriedade ou em local próximo;
ü  Não dispor de área superior a quatro módulos fiscais, contíguos ou não;
ü  Obter, no mínimo, 50% da renda familiar da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento.

Foto: MDA

Deputado Federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO)