Seminário Rural do Sebrae reúne produtores e empresários em Espigão do Oeste

Geral Notícias Política Política Municipal

O primeiro dia das atividades teve considerável presença feminina, com especial interesse nas explanações sobre linhas de financiamento para produtores rurais. O Banco do Brasil (com o Plano Safra) e o Banco da Amazônia (com o Crédito Rural) foram os protagonistas nesses esclarecimentos. Na parte da manhã, além dos bancos, a palestra do Idaron sobre sanidade animal foi muito apropriada ao atendimento das expectativas do público-alvo. Durante todo o dia, o curso “Boas práticas de fabricação para agroindústrias” teve um público diretamente interessado nos procedimentos, em especial nas noções sobre a análise de pontos críticos de controle. O almoço, considerado de excelente qualidade, refletiu a prudência específica dos organizadores com relação às capacitações em boas práticas de fabricação. A refeição tinha de ser boa para evidenciar a preocupação com os pontos críticos de controle, sabor e higiene ensinados no curso.

Seminário Rural
Seminário Rural

Na parte da tarde, a pecuária leiteira foi tema da palestra com ênfase em nutrição: a Emater, com seu especial zelo para ilustrações, deu exemplos práticos de efetividade no trato dos procedimentos. Logo em seguida, a Facimed deu instruções sobre manejo de bezerras e vacas leiteiras. Foi muito importante a presença da Academia num evento dessa natureza para evidenciar que a tecnologia se apresenta como forma de melhora de vida aos produtores.
Na quinta-feira, 15 de outubro, a agricultura familiar voltou como tema predominante do evento, dessa vez com as perspectivas da cafeicultura, em palestra da Embrapa, e de políticas públicas voltadas para esse segmento da produção rural, em evento da Emater. A Sedam apresentou a importância do Cadastro Ambiental Rural como forma de manter a regularidade da documentação das propriedades no campo. Demonstrou ainda as vantagens e benefícios decorrentes desse registro de abrangência nacional, que pode ser feito junto aos órgãos ambientais competentes nos estados.
Logo após o almoço, novamente com culinária de excelente qualidade e sabor, a Embrapa apresentou as práticas de manejo do café Conillon. A Emater complementou com informações sobre classificação do café. Durante todo o dia, o Sebrae realizou as atividades do curso de boas práticas de fabricação para agroindústrias.

Fonte:Mario Antônio