Páscoa dos Militares será celebrada no próximo dia 30 em Porto Velho

Notícias Policial

Força Armadas e Forças de Segurança Pública de Rondônia celebram no próximo dia 30 de outubro, a Páscoa Militar prevista no calendário oficial das Forças Armadas Brasileira. Participarão, Militares do Exército da Guarnição de Porto Velho; da Marinha do Brasil; Força Aérea Brasileira; Polícia Federal; Policia Rodoviária Federal; Polícia Militar do Estado de Rondônia; Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil, com celebrações religiosas espíritas, católicas e evangélicas.

O significado é o mesmo do calendário cristão, com reflexão sobre a ressurreição de Jesus Cristo, com a finalidade de permitir que militares reafirmem a fé cristã e os compromissos de devoção. A data oficial de celebração para os militares, entretanto, foi definida logo depois da 2ª Guerra Mundial, quando oficiais da Força Expedicionária Brasileira (FEB), estavam em campo de batalha e por este motivo não puderam comemorar a Páscoa celebrada depois do carnaval, em países cristãos.
A programação para o dia 30 terá eventos religiosos, simultâneos, porém, em locais distintos para preservar a orientação religiosa de cada grupo. Para os católicos, a programação será na Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus, na Rua Dom Pedro Segundo, 825 bairro Caiari, às 8 horas da manhã. Para os evangélicos, a celebração religiosa acontecerá na Primeira Igreja Batista, localizada na Avenida Presidente Dutra, 3296, também no bairro Caiari, mesmo dia e horário. A reunião com os militares espíritas ocorre na Trigésima Primeira Circunscrição de Serviço Militar – unidade do Exército em Porto Velho.
Em Rondônia, as atividades seguem a Portaria 14-DGP (Diretoria Geral de Pessoal), do exército, de cinco de março de 2002, que aprova as Normas Gerais de Programação e Execução das Atividades do Serviço de Assistência Religiosa nas Capelinas Militares do Exercito Brasileiro. As definições para o grande evento do dia 30, ocorrem em três datas que antecedem antes da pascoa. Hoje (22) a coronel PM, Ana Júlia participou da reunião de coordenação às 10h da manhã, na catedral metropolitana, onde no dia 30 os militares católicos celebrarão a páscoa. Ainda hoje, às 15 horas, no auditório da 17ª Brigada de Infantaria será realizado, o culto tendo como responsável o tenente capelão Queiroz, onde estará presente o coronel PM Bonfim.
No dia 27, haverá treinamento às 9h da manhã, com a participação de todos os envolvidos na missa dos católicos. No mesmo dia e horário, o treinamento para os evangélicos será na Igreja Batista, onde todos os envolvidos na organização deverão participar. Já a reunião com os espíritas, também no dia 27, será na Circunscrição de Serviço Militar.

REPORTAGEM: VALDIR ALVES
FOTO: ILUSTRAÇÃO