Pé bicolor de Ronda no dia da derrota vira tema de debate. Entenda

Esporte Notícias

Nocauteada por Holly Holm com um chute na cabeça no último dia 15, na Austrália, Ronda Rousey definitivamente não vive sua melhor fase. A norte-americana precisou ser hospitalizada para passar por uma cirurgia plástica no lábio, recebeu uma suspensão médica de 180 dias e agora tem até o seu pé como motivo de debate.
Além dos vídeos com as reações de Ronda após a vitória de Holm, a imagem do pé da lutadora no dia do combate chamou a atenção. Ele aparece bicolor: amarelo e roxo segundos após o nocaute sofrido, em Melbourne.
A reação dos fãs e da imprensa que cobre MMA à divulgação da imagem foi imediata. Uma das hipóteses para o caso é de que Ronda teria desenvolvido icterícia, presença de uma cor amarelada na pele que pode ser sintoma de uma outra doença subjacente.
Após o boato de que a icterícia seria resultado do uso de esteróides por mais de dois anos, a lutadora norte-americana Julie Kedzie, hoje aposentada, saiu em defesa da compatriota. Segundo ela, a planta de seu pé também era amarela em seus tempos de MMA, o que não implicava na utilização de substância proibidas.
Para Kedzie, a superfície do octógono, aliada ao frio, gerou a pigmentação nos pés de Ronda.
Outra hipótese seria de que a ex-dona do cinturão do peso galo estaria com o fenômeno de Raynaud, síndrome que atinge até 3% da população e causa descoloração nas outras extremidades. Uma das causas para a evolução da síndrome é o estresse. O quadro costuma ser inofensivo, mas em casos graves a perda de fluxo de sangue pode causar dano permanente ao tecido.
Outras teorias ventiladas pelo site australiano News para o pé bicolor de Ronda seriam problemas de circulação da norte-americana, a sujeira no piso do local onde foi realizada o duelo contra Holm e a resina aplicada pelos lutadores do UFC nos pés.

Fonte:Uolesporte