Deputados participam de inauguração do Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal

Notícias Política Política Estadual

Unidade vai atender pacientes do interior do Estado, meta é desafogar João Paulo II
A inauguração do Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) de Cacoal, na manhã desta sexta-feira (11), foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), acompanhado dos deputados estaduais Só na Bença (PMDB), Cleiton Roque (PSB) e Glaucione Rodrigues (PSDC).
“Cacoal e região, além de outras localidades, contam agora com um hospital moderno e equipado para atender aos pacientes que precisem de serviço de urgência e emergência. Essa interiorização é importante para garantir o atendimento mais próximo ao cidadão”, destacou Maurão.
O presidente lembrou que Cacoal já teve um dos piores indicadores da saúde no Estado. “Agora, os pacientes não precisam mais se deslocar até Porto Velho para serem atendidos. Quero aqui registrar o empenho do governador Confúcio Moura (PMDB) e do secretário da Sesau, Williames Pimentel para que esta obra se concretizasse”, acrescentou.

inaugurahospital2O ministro da Saúde, Marcelo Castro, comandou a solenidade, que contou ainda com as presenças do senador Valdir Raupp (PMDB), dos deputados federais Marinha Raupp (PMDB) e Nilton Capixaba (PTB), prefeitos, vereadores e secretários municipais.
O prefeito de Cacoal, Padre Franco (PT), disse que a obra começou com o trabalho voluntário e a doação de populares, para a construção do Hospital São Daniel Comboni, para o tratamento do câncer. “Este espaço físico tem a participação voluntária direta da comunidade e isso não podemos deixar de registrar, por gratidão”.
Marinha Raupp destacou a determinação do governador e da equipe da Sesau para tornar essa obra possível. “O trabalho foi intenso e hoje estamos aqui inaugurando uma unidade que vai atender toda uma região que carece desse serviço de urgência e emergência”.
O senador declarou que a saúde vive um novo momento em Rondônia, com os investimentos do Governo, em parceria com a União. “É preciso ter determinação para que as ações aconteçam, além de poder de articulação e de bons projetos”.
O ministro ressaltou que a saúde, por sua complexidade, é um desafio enorme para o gestor e que somente com a harmonia entre União, Estado e município, se torna possível atingir as metas de melhorias.

inaugurahospital“Aqui, estamos vendo um exemplo de como essa sinergia é eficiente para tornar as ações possíveis. Fazer saúde pública não é fácil e essa ação coordenada é fundamental para obtermos sucesso”, completou.
Castro se disse feliz e surpreso com o volume dos investimentos em Rondônia na saúde, e com a melhoria dos serviços. “Registro aqui a minha alegria de ver que o recurso está sendo bem aplicado e que a saúde avança e oferece melhor atendimento ao cidadão”.
Em seu discurso, Confúcio fez um balanço das ações de sua gestão na saúde. “Colocamos em funcionamento o Hospital Regional de Cacoal, o Hospital Infantil Cosme e Damião, o Hospital de São Francisco, além de outras inúmeras ações que melhoraram o setor. Mas continuamos investindo para que a saúde avance ainda mais”.
O governador informou que o custo mensal de manutenção da unidade será entre R$ 7 a R$ 9 milhões. “Fácil é construir, difícil é manter funcionando, oferecendo atendimento de qualidade”.

Heuro Cacoal

A unidade, que deverá atender a uma população de 25 municípios, conta com 110 leitos, equipados com uma moderna estrutura. Além de urgência e emergência, o Heuro Cacoal oferece especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, clínicas médica e cirúrgica, bucomaxilofacial, quatro salas cirúrgicas e laboratório próprio, incluindo a tomografia.

Fonte: Assessoria