Novo túnel é encontrado durante revista preventiva no Complexo Penitenciário Anísio Jobim

Notícias Policial

Com o fechamento das duas saídas, o secretário de estado, Pedro Florencio, estima que mais de 500 presos tiveram uma possível tentativa de fuga frustrada
Dando continuidade ao trabalho preventivo no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), encontrou mais um túnel no início da noite da última quinta-feira (28). Ontem, outro túnel de 20 metros foi achado na mesma penitenciária.
A entrada do local estava escondida embaixo de uma cama na cela 3, da ala 1 do pavilhão 1. Com o fechamento das duas saídas, o secretário de estado, Pedro Florencio, estima que mais de 500 presos tiveram uma possível tentativa de fuga frustrada.

tunel1
Na quinta-feira (28) foi encontrado um túnel de 20 metros de extensão e 2 metros de altura na cela 8, da ala 1 do pavilhão 3. A vistoria durou até a noite e foi feita pela Seap com apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), por agentes da Umanizzare Gestão Prisional, policiais militares do Batalhão de Choque e agentes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe).

tunel

A ação foi coordenada pelo secretário adjunto, Major Klinger Paiva, e o coordenador do sistema penitenciário, Major Lima Júnior. Nesta sexta-feira (29), equipes da Seap ainda trabalham no local para encontrar o caminho que estava sendo feito e verificar qual o comprimento e extensão do túnel, segundo destacou Klinger Paiva. “Para começar a fechar, precisamos que uma equipe cave pelo lado de fora”, disse.
Segundo Lima Júnior, existe a suspeita de que o túnel poderia chegar até a mata que se encontra atrás do complexo. “A mata seria o local mais próximo e mais estratégico pra essa saída”, destacou. Ontem mesmo a Seap providenciou o fechamento do primeiro túnel encontrado.
O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Pedro Florencio, explicou que as descobertas só foram realizadas por conta de informações do Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen). “Nós temos esse setor justamente para estarmos antecipados às ações dos detentos e conseguirmos resultados positivos como os de hoje”, lembrou Florencio.
De acordo com o secretário, pela forma como foi encontrado, os túneis não foram construídos recentemente.  “Antes da nossa administração qualquer tipo de material de construção entrava na unidade. Nós proibimos isso há 3 meses, quando chegamos e, por isso, não existe a possibilidade dessa construção ter sido feita recentemente”, lembrou Florencio que reforça que as fiscalizações vão ser intensificadas para garantir a ordem e a disciplina dentro das unidades prisionais.

*Com informações da assessoria de imprensa

Fonte: Acritica