Conheça os novos magistrados que vão atuar no Judiciário de Rondônia.

Juízes empossados se filiam à Ameron

Cidadania Geral Notícias

O Poder Judiciário de Rondônia conta agora com mais seis novos magistrados que terão a missão de prestar as atividades jurisdicionais à população. Os juízes tomaram posse no dia 15, foram aprovados no último concurso realizado em 2010 e aguardavam pela convocação. Após a posse, os novos membros do Judiciário foram recepcionados pelo presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia, Francisco Borges, que explicou sobre o papel desempenhado pela Ameron na defesa das prerrogativas da magistratura e apresentou a sede aos mais novos associados.
“Acho que precisamos de alguém que nos auxilie porque às vezes no dia a dia você está trabalhando com tantos processos e tem outras questões que envolvem a coletividade. Muitas vezes a gente não dá conta de correr atrás e é bom ter alguém que olhe pela gente. Filiar-se a Ameron representa inúmeros benefícios”, explica o mais novo associado Fábio Batista da Silva que fez carreira como servidor público no TJGO e agora chega a Rondônia ansioso para iniciar as atividades jurisdicionais atuando na magistratura.
Para outro juiz recém empossado Pedro Sillas Carvalho se filiar a Ameron significa, “aquilo que há de mais importante, ou seja, uma união entre os magistrados o que fortalece a ter voz perante a sociedade e nos protege de situações abusivas. Uma associação forte como é a Ameron, representa uma categoria unida. Desde o primeiro momento em que pisamos no tribunal, o doutor Francisco (presidente da Ameron) tem nos apoiado e explicado como funciona a associação”, destaca.
O juiz Luiz Delfino César Júnior é mais um que faz parte da turma de novos filiados à Ameron e não esconde o desejo de auxiliar a população e servir à justiça. “Pretendo exercer essa função com equilíbrio e bom senso. Vou conduzir meus trabalhos com lealdade à jurisdição. Fui assessor de juiz na Vara Cível de Cuiabá e posso dizer que o exercício do cargo está muito próximo ao da magistratura. Quando era assessor sentia muitas coisas que o magistrado também sentia, mas apenas com olhar técnico e hoje com a possibilidade de prestar a jurisdição e passar a sociedade toda a solução do conflito que elas almejam é a principal diferença que vou notar”, compara.
Outro colega de toga é José de Oliveira Barros Filho, ele lembra das dificuldades que teve para prestar o último concurso para magistratura do estado. “Foi uma prova muito difícil, assim como ocorre em todos os concursos para a magistratura, mas essa teve uma particularidade: o exame foi mais extenso”, avalia.
Mas a justiça estadual não terá apenas homens exercendo a função jurisdicional, duas mulheres também chegam para somar e ajudar a manter o TJRO como um dos mais eficientes do Brasil. Uma delas é Miria do Nascimento de Souza que atuava como juíza no TJPA. “O que me estimulou a sair do Pará e vir para Rondônia foi a proximidade com a minha família e também o fato de que quando estive aqui fazendo o curso de formação acabei por me identificar com a cultura que é bem parecida com a do Mato Grosso do Sul onde nasci. A postura do TJRO, bem como seus valores e o que encabeça como missão vai de tudo ao encontro naquilo que realmente acredito”, justifica a mais nova magistrada os motivos pela mudança de tribunal.
Quem também está feliz por poder contribuir para as tarefas do TJRO é a juíza Katyane Viana Lima Meira que fez carreira no serviço público atuando como analista da Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho e Ministério Público de Rondônia. “A nomeação e a posse como magistrada representa para mim a realização de um sonho. O concurso para mim foi longo e muito sofrido porque aguardamos muito tempo para sermos convocados, mas valeu a pena todo esforço e essa espera. Pretendemos colaborar e contribuir com o tribunal dando o nosso melhor e pensando na população que é a quem servimos”, afirma.
Conheça os novos magistrados que vão atuar no Judiciário de Rondônia:

Nome: Fábio Batista da Silva
Data de nascimento: 14/12/1973
Local de nascimento: Brasília-DF
Onde atuou: servidor de carreira no TJGO e com passagens pelo Ministério Público de Goiás.

Nome: Pedro Sillas Carvalho
Data de nascimento: 16/09/1981
Local de nascimento: Catanduva-SP
Onde atuou: assessor jurídico no TJMT, professor universitário e de cursinhos preparatórios para concursos públicos

Nome: Luís Delfino César Júnior
Data de nascimento: 04/07/1973
Local de nascimento: Cuiabá/MT
Onde atuou: servidor público de carreira no TJMT por 11 anos, trabalhou como advogado e assessor jurídico na Vara Cível de Cuiabá

Nome: Katyane Viana Lima Meira
Data de nascimento: 19/07/1980
Local de nascimento: Ji-Paraná/RO
Onde atuou: analista da Justiça Federal, ainda serviu o Tribunal Regional do Trabalho e o Ministério Público de Rondônia

Nome: José de Oliveira Barros Filho
Data de nascimento: 24/01/1976
Local de nascimento: Anápolis/GO
Onde atuou: assessor de desembargador no TJRO e de juiz no TJMT

Nome: Miria do Nascimento de Souza
Data de nascimento: 02/07/1982
Local de nascimento: Fátima do Sul/MS
Onde atuou: juíza no TJPA

Fonte: Amerom