Conetur realiza o fórum Parceria Público- Privadas na Cultura em Guajará-Mirim

Educação e Cultura Notícias

O Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade (Conetur) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo – Semcet -, Câmara Municipal de Guajará-Mirim e em parceria a Superintendência de Turismo, Superintendência de Desenvolvimento Regional e Secretaria da Juventude, Cultura, Eporte e Lazer (Sejucel) do Governo do Estado, realizou na quinta-feira (09.06j), no plenário da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim, o Fórum Parcerias Público-Privadas na Cultura, o evento foi coordenado pela assessora da Fecomércio Claúdia Lucenna.
O fórum contou com a participação de empresários do segmento do turismo, lideranças das agremiações dos bois Malhadinho e Flor do Campo, representantes da classe política das esferas municipal, estadual e federal.
O presidente do Conetur, Raniery Coelho, disse que a iniciativa do Governo do Estado é válida no momento em que descentraliza uma série de obrigações estatais, valorizando a cultura por pessoas que fazem a cultura diariamente. “Todos sabem do potencial turístico de Guajará-Mirim e o festival Duelo da Fronteira. É um evento que a cada ano atrai cada vez mais público, mas necessita de uma visão empreendedora”, comentou.
Na palestra “Como funcionam as Parcerias Público Privadas” (PPP´s), o superintendente da SUDER, Basílio Leandro de Oliveira, apresentou os tipos e exemplos bem-sucedidos de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada no País e no Estado de Rondônia. No caso da Cultura citou o modelo de parceria na festa de Parintins, no Amazonas, e na liga das escolas de samba de São Paulo. Segundo Basílio esses modelos caberiam bem no caso da gestão do Bumbódromo de Guajará-Mirim, hoje de competência da Sejucel.
A realização do fórum foi uma das ações traçadas por ocasião do planejamento feito pelo segmento do turismo com apoio do Conetur, em uma oficina realizada pelo Conselho em maio deste ano. Naquele momento, as lideranças do setor entenderam que debater alternativas para gestão e uso do bumbódromo pela iniciativa privada seria a melhor contribuição.
Os líderes das agremiações dos bois Malhadinho e Flor do Campo se posicionaram durante o fórum favoráveis à PPP no caso do bumbódromo, mas afirmaram que querem que os direitos dos bois sejam garantidos no futuro edital. O coordenador de Cultura da Sejucel, Fabiano Barros, explicou que a proposta de PPP para o bumbódromo passará pela avaliação da Comissão para as PPPs do Governo do Estado que analisará a sua viabilidade.
Como encaminhamento do Fórum ficou agendado para 15 de julho um encontro liderado pela Semcet e Conselho Municipal de Turismo – COMTUR – uma oficina de trabalho para que as agremiações dos bumbás explicitem em documento os pontos que devem constar no futuro edital para consolidação da PPP a fim de garantir os direitos destas representações culturais, no ponto de vista da comunidade local.
Em contrapartida, o Conetur se comprometeu encaminhar aos representantes do Governo do Estado solicitação de estudo de viabilidade da implantação da PPP para o bumbódromo.
O entendimento do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade é que a cidade de Guajará-Mirim amplie o leque de alternativas para aproveitar melhor economicamente as suas potencialidades culturais e de turismo. O fomento ao fortalecimento do pólo turístico de Guajará-Mirim é uma das prioridades do Conetur para o biênio 2016-2018.

Fonte:Assossoria