Seminário do Plano Municipal de Saneamento Básico discute Esgotamento Sanitário para Jaru

Notícias Política Política Municipal

Na noite desta quinta-feira (25), aconteceu o I Seminário do Plano Municipal de Saneamento Básico, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ). Com o tema Trabalho Social Esgoto em Jau: O evento, promovido pela Empresa E.C.P Soluções em Serviços Gerais, em parceria com a Prefeitura de Jaru, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Empresa Brasil, CAERD, PAC e Caixa Econômica Federal, teve o objetivo de Mobilizar e sensibilizar a população do perímetro urbano da cidade de Jaru acerca dos benefícios gerados com a implantação de Esgotamento Sanitário, através da promoção de ações de educação sanitária e ambiental, colaborando na incorporação de novos hábitos individuais e coletivos e na melhoria da qualidade de vida.

saneamentobasicojaru1O programa é um Projeto do Governo do Estado de Rondônia através da Secretaria Executiva do Gabinete do Governador, chefiada pela Secretária de Estado Lacira Terezinha Rodrigues de Amazon, em Parceria com a CAERD e a Prefeitura Municipal de Jaru, aprovou o Projeto de Sistema de Esgotamento Sanitário da Cidade de Jaru e viabilizou aquisição de recursos federais para elaboração de Projetos, Trabalhos Socioambientais e Execuções das obras do Sistema de Esgotamento sanitário.
Estiveram presentes compondo a mesa a Superintendente da Caerd de Jaru, Ilma Oliveira, Secretário de Municipal de Meio Ambiente Eziber Pereira Henrique, a Engenheira do PAC, Rosalina Moreira e a Coordenadora do Projeto e Assistente Social Rosilene Ventura.
O Secretário Municipal de Meio Eziber Pereira Henrique falou sobre os benefícios que o projeto trará para os moradores de Jaru. “Essa obra irá contribuir para o crescimento da cidade e trará melhoria de vida para a população, é um privilégio muito grande estar fazendo parte de uma obra tão importante.” Disse o Secretário.
O Seminário continuou com a Coordenadora do projeto e Assistente Social, Rosilene Ventura, que expôs sobre os principais objetivos do seminário e o trabalho que será realizado pelos agentes para sanar as duvidas dos moradores que serão contemplados pelo projeto. “Nosso objetivo principal é oportunizar a formação de educadores ambientais populares, promovendo um maior conhecimento e reflexão crítica por parte do grupo, mobilizando toda população através da divulgação na mídia acerca do programa, e estabelecer parcerias junto a instituições governamentais e não governamentais presentes na comunidade.” Disse a Coordenadora.
Logo após as exposições, os presentes participaram do Fórum de Debates, discutindo problemas e sugestões para o tema, que é importante na construção do Plano Municipal  de Saneamento Básico.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Jaru