Assembleia aprova projetos encaminhados pelo Poder Executivo

Notícias Política Política Estadual

Ao todo, oito projetos de interesse estadual foram aprovados pelos deputadosOs deputados estaduais aprovaram vários projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo, que buscam organizar instituições, remanejar recursos, alienar imóveis, criar programas e alterar dispositivos de leis.
O Projeto de Lei 373/2016 foi um dos que causou acaloradas discussões e recebeu parecer favorável em Plenário pelo deputado Adelino Follador (DEM), com emendas. Ele altera a redação do artigo 44 da Lei nº 3.594, de 22 de julho de 2015, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2016.
Pela proposta, ficou autorizado o remanejamento de dotações orçamentárias de uma mesma ação ou de uma ação para outra; de uma categoria econômica ou de uma categoria econômica para outra; de uma mesma modalidade de aplicação para outra; dentro da mesma unidade orçamentária, até o limite de 20% da dotação da unidade orçamentária, preservadas as dotações à execução das despesas decorrentes de Emendas Parlamentares.
O Projeto de Lei 457/16 autorizou o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon) a alienar os bens imóveis registrados ao Fundo Previdenciário Financeiro do Estado. O projeto visa monetizar o fundo e estender por maior tempo o pagamento de benefícios previdenciários pelo instituto.
Foi criado pelo PL 440/16 o Programa de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas em Rondônia (Provita/RO) e do seu Conselho Deliberativo no âmbito do Ministério Público Estadual. O objetivo é consolidar a democracia e o respeito aos direitos humanos a partir do estabelecimento de um processo continuado de promoção da cidadania.
Foi instituído pelo PL 454/16, a Política Estadual de Fomento à Economia Solidária em Rondônia (Pefespro) e cria o Conselho Estadual de Economia Solidária.
O Poder Executivo foi autorizado pelo PL 459/16 a abrir crédito suplementar por superávit financeiro, até o montante de R$ 676.705,54, em favor do Fundo Especial de Proteção Ambiental (Fepram).
O PL 432/16 alterou o anexo IV da Lei nº 1.386, de 14 de setembro de 2004, que altera, acrescenta e modifica dispositivos da lei nº 1067 e 1068 de 19 de abril de 2002.

Tributos

O PL 412/16 alterou dispositivos da Lei nº 1.064/2002, que dispõe sobre a redução da base de cálculo nas operações internas com veículos automotores novos.
Por este projeto foi acrescentado dispositivos referentes à carga tributária aos veículos que, saídos na operação interna, tenham entrado no estabelecimento rondoniense com crédito de imposto não superior a 7%, se oriundos dos Estados das Regiões Sul e Sudeste, exclusive Espírito Santo; e 12% se oriundos das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ou do Estado do Espírito Santo.
Finalmente, o PL 427/16 altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei nº 688/1996, que institui o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
Altera dispositivo da Lei nº 912/2000, que dispõe sobre a estrutura administrativa do tribunal Administrativo de Tributos Estaduais (Tate) e revoga dispositivos da Lei 1.558/2005, que cria incentivo tributário a estabelecimentos industriais localizados no Estado.

Fonte: Assessoria