Educação em Santa Luzia entre as melhores do País, aponta Ideb

Educação e Cultura Notícias

O nível educacional da rede municipal de ensino de Santa Luzia D’oeste/RO está entre os mais altos do País. No estado, a última sondagem divulgada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb postulou o Município em 3º colocado, atrás apenas de Ministro Andreazza (2º) e Ji-Paraná (1º). O monitoramento federal analisa o desempenho das séries iniciais e finais do ensino fundamental, de responsabilidade das Prefeituras.
Pelos resultados do indicador de qualidade de educação no Brasil, Santa Luzia deu um dos maiores saltos de melhora, considerando a pouca disponibilidade financeira, típica dos Municípios de pequeno porte com receita mínima e demandas incalculáveis de serviços públicos. De uma das piores colocações (4,1%, da gestão anterior), o índice cresceu para 6,1% com positivo status nacional no ano de 2016.
“Investimentos estruturais e de pessoal foram o caminho para obter esses resultados”, conta o Prefeito de Santa Luzia, Jurandir de Oliveira. O gestor explica que o processo educacional reuni vários papeis da sociedade, como os profissionais da Educação, a Administração Municipal e as famílias. “Nós temos trabalhadores seriamente comprometidos e damos as condições para que atuem nesse processo de construção da educação de qualidade”, explica.
Jurandir também anota que a oferta de educação de qualidade requer investimentos globais em que outras áreas da gestão refletem no setor: “para garantir que o aluno tenha acesso regular às aulas, investimos robustamente no transporte escolar; para que os ônibus rodem periodicamente, mantemos as estradas e pontes trafegáveis; para que os estudantes concentrem nos estudos, oferecemos saúde básica e merenda de qualidade”.
Outro ponto ressaltado pelo gestor para explicar o avanço educacional é quanto da valorização profissional. O Prefeito Jurandir é Presidente da Associação Rondoniense de Municípios – AROM e figura entre as principais personalidades do Brasil nos debates municipalistas sobre a importância do reconhecimento dos professores, zeladores, monitores, motoristas e todos os envolvidos no setor. O gestor defende que o Governo Federal aporte recursos suficientes nos Municípios, para o pagamento de melhores salários na Educação.

educacaosantaluzia1
Fonte: Assessoria/AROM