Centro POP: Prefeitura de Jaru inaugura centro especializado para população em situação de rua

Notícias Política Política Municipal

O prefeito de Jaru, Inaldo Pedro Alves, acompanhado do secretário municipal de Assistência Social, Gerson Gomes Gonçalves e do juiz de direito Elsi Antônio Dalla Riva, inaugurou na manhã desta quarta-feira (14), o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) do município.
A inauguração também contou com a presença do coordenador do proejo, Adilson Lopes de Carvalho e demais servidores da secretaria e representantes de conselhos municipais.
O centro fica localizado na rua Raimundo Cantanhêde, no setor dois, na antiga casa socioeducativa de Jaru. Segundo o coordenador, o objetivo do centro POP é consolidar os direitos das pessoas que estão em situação de rua, com diversos tipos de atendimento e serviços.
Entre as atividades oferecidas estão a reinserção no mercado de trabalho, reinserção familiar, fortalecimento dos vínculos familiares e desenvolvendo atividades para geração de renda e muitas outras. A equipe do centro será formada pela assistente social Niledes Ferreira dos Santos, a psicóloga Lídia Miler, entre outros profissionais.
“Essa equipe fará a abordagem ao morador em situação de rua, e o encaminhará aos serviços necessários para cada caso. O centro que também funcionará como albergue, dará todo apoio durante esse período de passagem”, explicou o coordenador.
O prefeito Inaldo declarou que esse foi um grande desafio. “Estamos concluindo hoje mais essa etapa. Quero agradecer ao Dr. Elsi por ter cedido esse espaço, ao secretário Gerson e toda sua equipe por mais essa ação e  pela dedicação que resultou no desbloqueio de recursos que estavam travados. Eu sei que cada um de vocês  deu o máximo para os bons resultados da secretária”, enalteceu.
Segundo o juiz de direito, Elsi Antônio, ele teve que enfrentar com muita disposição para manter o prédio. “Peço a vocês servidores que continuarão esse serviço que façam um bom uso desse espaço. Somente pessoas envolvidas e engajadas podem realizar um excelente trabalho para quem realmente precisa. Precisamos somar”, enfatizou o magistrado.
“Esse ano conseguimos realizar muitas ações. O centro é uma grande conquista para essa secretaria. É um orgulho para todos nós”, frisou o coordenador da SEMAS, José Carlos.
A assistente social Niledes lembrou que as pessoas em situação de rua, muitas vezes, só precisam que alguém lhe estenda a mão para poder vencer na vida. “ A oportunidade tem de ser para todos. Termos muito trabalho com  as abordagens, mas é isso que queremos: dar uma nova expectativa de vida para essas pessoas”, sintetizou.
O secretário Gerson falou da felicidade  por mais um serviço executado. “ Com nossa equipe conseguimos desenvolver um bom trabalho na SEMAS. Nesses sete meses a nossa meta foi atingida”, argumentou. O secretário relatou ainda que o Centro POP se chamará Raimundo Pereira Costa, pioneiro jaruense conhecido como Chaval. “Vamos encaminhar o projeto para a Câmara e fazer essa homenagem a esse seringueiro que chegou aqui em 1945”, detalhou.
Na oportunidade também foi inaugurada a casa dos conselhos, que funcionará anexo ao centro.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Jaru