Deputado Só na Bença visitou as obras do Hospital de Câncer da Amazônia

Notícias Política Política Estadual

O deputado estadual Só na Bença, vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, visitou as obras de edificações do Hospital de Câncer da Amazônia que, no futuro, ampliará o atendimento aos pacientes portadores dessa doença.
Acompanhado de assessores e integrantes técnicos daquela comissão, Só na Bença foi recebido pelo responsável das obras, o engenheiro civil Marcelo Ferreira Bonfim, que ingressou no Instituto Pio XII na adolescência. Esse Instituto é o mantenedor do Hospital de Câncer de Barretos – HCB, em São Paulo, e da Unidade de Porto Velho, conhecido pela população rondoniense por Barretinho.
Atualmente, os pacientes da área de Oncologia são atendidos em unidades de saúde da capital, Porto Velho, porém, muitos casos são encaminhados para Barretos, causando um grande desconforto a eles e, para reduzir o índice de pessoas em trânsito, foi construído o Barretinho.
Com o passar dos anos, observou-se que a crescente demanda e, neste sentido, Henrique Prata – gestor de toda essa rede de tratamento oncológico – idealizou a construção de outra unidade em terras portovelhenses para ampliar o atendimento da população de Rondônia e estados circunvizinhos.

Para o deputado Só na Bença, parlamentar que tem um grande envolvimento na área da saúde, o Hospital de Câncer da Amazônia contribuirá intensamente com pacientes e familiares, além de desafogar o fluxo nos hospitais públicos do estado.
“Enaltecedor o trabalho desempenhado pelo Henrique Prata que, sensível à fragilidade de pacientes e familiares, se dispôs a trabalhar pela construção dessa unidade do Hospital de Câncer, em Rondônia”, declarou Só na Bença.
Ele destacou, também, as atividades para arrecadação de fundos – leilões Direito de Viver; as latinhas de moedas, dispostas em diversos comércios; a aquisição do livro escrito por Henrique Prata, o qual retrata a história da origem do Hospital de Câncer de Barretos; shows musicais, em especial, com cantores sertanejos.
“São estes atos que expressam a solidariedade de toda a população – do grande empresário à pessoa mais humilde –, os quais tornam possível a construção dessa importante obra para toda a comunidade”, disse o deputado Só na Bença.
De acordo com o engenheiro Marcelo Bonfim, a obra está orçada em mais de R$ 100 milhões, com um custo operacional (previsão) acima de R$ 10 milhões por mês. Segundo ele, a capacidade de atendimento passará dos atuais 400 pacientes/dia, no Barretinho, para 1.000 pacientes/dia após a entrada em operação do HCA. O Hospital de Câncer de Barretos atende 5.000 pacientes/dia.
Ao término da visita, Marcelo Bonfim convidou o deputado estadual Só na Bença para visitar o Hospital de Câncer de Barretos, e conhecer o trabalho realizado nesta unidade. “Faço o convite para que o deputado Só na Bença visite a unidade de Barretos, em São Paulo, e conheça o trabalho de excelência desenvolvido pelos médicos, enfermeiros e funcionários com os pacientes e familiares assistidos naquele complexo hospitalar”, disse.
Segundo Só na Bença, há a intenção de que a visita se concretize em breve.


Assessoria parlamentar
Foto: Assessoria