Trabalhador poderá sacar todo FGTS inativo

Cidadania Notícias

Governo estima que 10 milhões de beneficiários poderão retirar o dinheiro parado do Fundo de Garantia

O governo federal anunciou na quinta-feira (22) que os trabalhadores poderão sacar todo o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de contas inativas.  A mudança permitirá que cerca de 10,2 milhões de pessoas retirem o benefício.
“Nós estamos flexibilizando essas exigências  porque o momento que vivemos na economia demanda a adoção de medidas que permitam, ainda que de forma parcial, uma recomposição da renda do trabalhador”, disse durante o anúncio o presidente Michel Temer.
Os saques estarão disponíveis para os trabalhadores com contas inativas até 31 de dezembro de 2015. Essas contas são geradas quando o empregado deixa o emprego. Pela regra, o trabalhador só pode sacar a verba em situações específicas, como  ao se aposentar, adquirir moradia própria, estava com uma doença grave ou quando completava três anos desempregado, por exemplo.
Agora, se pediu demissão do emprego até o último dia do ano de 2015 ou se foi dispensado por justa causa poderá retirar o dinheiro depositado ao longo do período trabalhado. Para quem é demitido sem justa causa, é possível retirar o dinheiro do FGTS ao sair da empresa  e ainda há uma multa de 40% sobre o fundo. Para as contas ativas, ou seja, aquelas dos empregos atuais, nada muda.
O valor das retiradas pode girar em torno de R$ 30 bilhões, o que equivale a 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto), informou o governo. A expectativa é que a quantia ajude a movimentar a economia. Em 86% das contas, o valor parado não ultrapassa um salário mínimo, hoje em R$ 880.
O calendário com as datas para os saques será divulgado pela Caixa Econômica Federal. Por enquanto, a previsão é que isso ocorra até fevereiro, portanto, não está liberado imediatamente.  Para evitar uma corrida às agências, o  critério para a retirada do fundo será a data de nascimento .
Quem não se lembra se tem ou quanto possui nessas contas inativas pode fazer uma consulta pelo site da Caixa, em www.caixa.gov.br, na própria agência bancária da instituição, pelo aplicativo do FGTS ou com os dados do Cartão do Cidadão.
O governo anunciou também que quer reduzir as taxas de juros do cartão de crédito no primeiro trimestre de 2017. A ideia é limitar o prazo de pagamento do rotativo para até 30 dias. A expectativa é que a taxa de juros praticada pelos bancos no crédito rotativo caia para menos que a metade do valor atual.

Por: Thâmara Kaoru
thamarak@diariosp.com.br