Incra entrega tendas para assentados participarem de feiras

Educação e Cultura Notícias

O material possibilitará a feira móvel, ampliando a participação e a renda das famílias dos assentamentos
Um suporte para a realização de feiras da agricultura familiar no interior de Rondônia é o que o Incra busca proporcionar às famílias dos projetos de assentamento que têm vocação e produção para o negócio. Nesta quinta-feira, o órgão entregou sete tendas de um total de vinte adquiridas em conjunto com caixas vazadas para o transporte dos produtos.
O material foi adquirido com recursos do programa de agroindustrialização do Incra, denominado “Terra Sol”, e destinado a assentados dos projetos de assentamento Flor do Amazonas II e Paraíso das Acácias, em Candeias do Jamari, e Joana D’Arc I, em Porto Velho. Os próximos serão entregues após visitação a feiras do interior para triagem de famílias.
O superintendente do Incra em Rondônia, Cletho Muniz de Brito, observou que a importância desse momento está no alcance da ação. “O órgão está apoiando os agricultores que desenvolvem um bom trabalho e lutam no dia a dia com precárias condições de comercialização. Conseguimos oferecer um espaço privilegiado que é a Feira da Reforma Agrária em Porto Velho, e estamos trabalhando para expandir o apoio porque eles merecem, trazem saúde para nós, com produtos sem agrotóxicos e produzidos pelos membros da família e é obrigação do poder público incentivar uma atividade dessa relevância”.
As tendas medem três metros quadrados cada e são confeccionadas em material resistente às intempéries e de fácil montagem para proporcionar feiras volantes na região dos assentamentos. O Incra investiu R$ 33.686,00 na compra. As famílias assinam um Termo de Permissão de Uso no qual se comprometem a usar e conservar adequadamente, sendo doadas definitivamente após cumpridos cinco anos do compromisso.
Helena Santos, agricultora do PA Flor do Amazonas, recebeu sua tenda demonstrando muita esperança de melhorar a renda de sua família. “Essa feirinha do Incra já é muito importante para nós e agora melhorou com esse material. Viemos para cá com muita dificuldade, mas graças a Deus estamos aqui com essa oportunidade”, afirmou.

Investindo nas feiras
O Incra em Rondônia vem apostando e investindo na participação dos agricultores familiares dos assentamentos em feiras, considerando várias vantagens, tanto para os produtores quanto para a população.
A economista do Incra e coordenadora do programa Terra Sol, Joana Darque Vergotti, explicou que é expressivo o diferencial da feira como oportunidade de negócio. Para o consumidor há a segurança da qualidade dos produtos cultivados sem agrotóxicos, com preço oferecido diretamente do produtor e no incentivo à produção por famílias da região onde residem. Para o agricultor há o estímulo para aumentar e qualificar a produção, maior visibilidade para seu produto e a melhoria em sua renda familiar.
Para atender a região de Porto Velho, o Incra realiza todas as manhãs das quintas-feiras, a Feira da Reforma Agrária, no estacionamento de sua sede (Av. Lauro Sodré, Nº 3050, próximo ao parque de exposições). Os visitantes podem adquirir hortaliças e legumes frescos, galinha caipira, polpas diversas, massa de macaxeira, pimentas, cajarana, graviola, queijos artesanais, castanha descascada na hora, biscoitos, bolos, geleias e doces. Os produtos comercializados são produzidos pelas famílias dos assentamentos Flor do Amazonas e Paraíso das Acácias, de Candeias do Jamari, Joana D’arc e setor Chacareiro, em Porto Velho.
Neste ano a feira vem recebendo melhorias através do programa Terra Sol. Tendas para cobertura foram instaladas neste mês e está em fase de elaboração um projeto que prevê uma infraestrutura privilegiada tanto para os os feirantes quanto para os visitantes.

Ascom/Incra