Deputado Lúcio Mosquini (PMDB).

Em missão oficial na China, Deputado Federal Lúcio Mosquini busca soluções para crise da carne

Federal Notícias Política

Árduo defensor do setor produtivo rondoniense, o deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) encontra-se em missão oficial da Câmara dos Deputados na China. Em Pequim Mosquini participou de diversas reuniões com autoridades do alto escalão do Governo Chinês, em busca de soluções para a crise da carne brasileira.
Mosquini, que acompanha o líder do PMDB no Congresso Nacional, deputado federal Baleia Rossi (PMDB-SP), participou de quatro reuniões com  representantes do governo chinês “em busca de uma saída menos traumática para o mercado brasileiro de carne bovina e frango”.
Nesta quinta (23), a reunião foi com Wei Qiang, Diretor-Geral do Biró da América Latina e Caribe do Departamento Internacional do Governo Chinês e com Dou Enyong, Ministro-Adjunto do Departamento Internacional do Governo da China, o equivalente ao Itamarati (Ministério das Relações Exteriores) no Brasil.
A reunião mais importante foi nesta sexta-feira (24), com Li Jian, Presidente do Instituto da Cooperação Econômica e Comércio Internacional do Ministério do Comércio da China, na qual Mosquini defendeu a retomada das importações da carne brasileira, com exceção das indústrias investigadas e dos frigoríficos embargados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“A carne bovina é importantíssima para a economia brasileira e rondoniense. Para se ter uma ideia, em janeiro e fevereiro deste ano metade de tudo o que foi exportado em Rondônia foi de carne bovina. Em seguida vem a soja. Em média são abatidos 200 mil animais por mês, mas em função da crise já houve uma redução de 40%. É muito preocupante, mas com diplomacia e transparência vamos vencer esta crise”, afirmou Mosquini.
Rondônia não exporta carne processada, que recebe conservantes. A carne rondoniense, tanto para o mercado interno como para o mercado externo, é comercializada in natura, ou seja, congelada mas sem conservantes.
O Governo Chinês fez várias perguntas aos parlamentares sobre os fatos ocorridos e também solicitaram mais informações ao Palácio do Planalto.
As negociações estão caminhando para um rápido desfecho positivo ao Brasil, avalia o deputado Lúcio Mosquini.

Sobre a crise da carne
A crise se originou com a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal para investigar 21 frigoríficos suspeitos de participação em um esquema que liberava carnes sem a fiscalização adequada para venda fora e dentro do Brasil.
No entanto, das 4.837 unidades frigoríficas que o país tem, a suspeita recai sobre apenas duas dezenas delas, o que não evitou embargos ou suspensões temporárias emitidas por importadores como China, Hong Kong, União Europeia, Chile e Egito.
O Brasil responde por 7% do mercado mundial de alimentos. No ano passado, as exportações de frango e carne bovina somaram US$ 10,3 bilhões.

Fonte: Lúcio Mosquini