Acompanhada pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), e do presidente da Câmara Municipal da Capital, Maurício Carvalho (PSDB).

Mariana Carvalho destina recursos para Navio de Assistência Hospitalar e acompanha atendimento de embarcação

Notícias Política Política Estadual

A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) destinou recursos de  emendas parlamentares para o Navio de Assistência Hospitalar Carlos Chagas da Marinha do Brasil, que atende populações ribeirinhas da Amazônia.
Na manhã desta sexta – feira, 24, a parlamentar conheceu “in loco” o atendimento da embarcação na comunidade São Sebastião, localizada a margem esquerda do Rio Madeira.  Ela estava acompanhada pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB),  e do presidente da Câmara Municipal da Capital, Maurício Carvalho (PSDB).
Primeiro, a comitiva acompanhou consultas que estavam sendo realizadas na Igreja de São Sebastião, onde foi montado um toldo  para fazer a triagem de quem ia ser atendido. Em seguida, conheceu  a bordo, as instalações de consultórios médicos e odontológicos, bem como laboratórios.
Durante a apresentação da rotina  do navio, o capitão de mar e guerra, Silva Filho comandante da Frotilha do Amazonas explicou que a proposta é oferecer saúde preventiva, inclusive vacinas. No caso de alta complexidade, os pacientes são encaminhados para unidades de saúde em terra de lancha ou helicóptero.
Em operação desde 1984, o NAsH Carlos Chagas (U-19) fica sempre em Manaus de onde sai em missões para levar saúde a localidades de difícil acesso. Os procedimentos são acompanhados por três dentistas, quatro médicos, um farmacêutico, um enfermeiro de nível superior e cinco técnicos de enfermagem. Cada comunidade recebe a visita  desses profissionais duas vezes por  ano.
Depois de acompanhar o atendimento na comunidade São Sebastião e conhecer detalhadamente o funcionamento do Navio de Assistência Hospitalar Carlos Chagas, Mariana Carvalho, que também é médica, destacou a importância dos investimentos na inciativa que garante melhoria na qualidade de vida de quem vive distante da zona urbana.
“Uma das maiores alegrias do parlamentar é acompanhar como estão sendo aplicados os recursos de suas emendas. Hoje, vejo como os investimentos feitos nesse louvável serviço beneficia a população que é carente de atendimento médico e odontológico”, declarou  a congressista.
Após uma semana no Polo Madeira, o navio retorna nesta sexta – feira para Manaus. No início de abril, entra em operação para atender ribeirinhos dos rios  Negro no Amazonas  e Branco em Roraima.


João Albuquerque