Carlos e Silvia batem recorde junto ao RankBrasil ao percorrer seis quilômetros e 400 metros de frente para trás / Foto: Josiane Campos.

Casal percorre mais de seis quilômetros de costas e bate recorde

Esporte Notícias

Os atletas Carlos e Silvia, de Conceição de Macabu (RJ), entram para o RankBrasil. Eles correram de frente para trás durante uma hora e 10 minutos
Silvia Lusia da Silva e Carlos Alberto Ferreira de Sousa, da cidade de Conceição de Macabu (RJ), entram para o RankBrasil em 2017 pelo Maior percurso correndo de costas em dupla. Em 15 de março deste ano, o casal correu de frente para trás seis quilômetros e 400 metros, no tempo de uma hora e 10 minutos.
De acordo com Carlos, eles se prepararam para o desafio durante cinco meses. Inicialmente cuidaram da alimentação com suplementação adequada, especialmente porque Silvia é vegetariana. Para a prova, também realizaram treinos na rua e fizeram exercícios na academia.
Entre as principais dificuldades do esporte, o atleta aponta que é preciso disponibilizar tempo, encontrar locais adequados e a importância do condicionamento físico. “Trabalhamos durante o dia inteiro e a noite chegamos em casa cansados. Temos que tirar forças e energia para os treinos”, explica.
Conforme Silvia, a ideia de correr de costas partiu do amigo do casal, Cristiano de Oliveira, que também é recordista do RankBrasil. “Ele sugeriu o desafio durante uma corrida solidária de 50 km, realizada em homenagem aos 50 anos de idade de Carlos, comemorado em julho de 2016”.
A corredora comenta que existem muitas vantagens de correr junto com o companheiro, entre elas, um motivar o outro e um entender os horários de treino do outro. “Os dois maiores luxos da vida: ter saúde e estar com aquele que mais amamos”, destaca.
Para Silvia, o recorde junto ao RankBrasil é um sonho realizado, uma grande vitória que exigiu superação, muito suor, determinação e coragem. Seu marido completa afirmando que não vence quem chega primeiro, mas quem ultrapassa seus limites e estabelece recordes. “Fazer parte da galeria dos recordistas é uma grande honra”.
Pelo título brasileiro, o casal agradece a algumas pessoas que foram essenciais: “Wagner Azevedo (Academia Superação) por ter acreditado em nosso sonho, Guilherme Manhãs (GM Serviços Eletrônicos) pelo incentivo, Silvio (Hortifruti da Serra) que sempre proporcionou alimentos saudáveis e Cristiano Oliveira (Ultramaratonista) por ter ensinado o caminho ao RankBrasil”.
Obstáculos ultrapassados
Carlos conta que no segundo mês de treinamento para o desafio, Silvia sofreu um incidente doméstico, quando uma panela de pressão explodiu derramando o conteúdo sobre ela. “Isso causou queimaduras que infeccionaram, deixando-a impossibilitada de treinar por dois meses”.
Ao se recuperar, a atleta sofreu outro acidente. O marido lembra que a mulher se chocou com um carro parado na rua e bateu a fronte no asfalto, ficando novamente fora do treinamento. “Ela só conseguiu voltar a se preparar em fevereiro deste ano”, diz.
Feras de Macabu Runners
Há um ano e cinco meses, os recordistas participam do grupo de corrida Feras de Macabu Runners. Eles começaram a correr juntos faz um ano e quatro meses e são casados há um ano e três meses. Silvia é natural de Quissamã (RJ) e Carlos do município de Conceição de Macabu (RJ).
Segundo o atleta, o objetivo do grupo é promover a integração dos corredores de rua e fomentar eventos esportivos, sociais e culturais, além de realizar fóruns, seminários e campanhas pela promoção da saúde e qualidade de vida.

Casal recordista da cidade de Conceição de Macabu (RJ) correu de costas durante uma hora e 10 minutos / Foto: Josiane Campos.

Fonte: RankBrasil