SUFRAMA comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com lançamento do Plano de Logística Sustentável

Federal Notícias Política

Durante a programação de atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a SUFRAMA lançou, nesta segunda-feira (5), o Plano de Logística Sustentável (PLS), elaborado por uma comissão gestora instituída pela autarquia, com o objetivo de definir e consolidar uma política unificada de ações ambientais e de sustentabilidade para a instituição.
Na abertura do evento, o superintendente da SUFRAMA, substituto, Marcelo Pereira, destacou a necessidade de se pensar em modelos sustentáveis que contribuam para a redução do consumo. “Convido a todos para conhecer esse plano e que possamos começar a implementar esse projeto e ser uma instituição muito mais econômica e voltada aos princípios verdes”, afirmou.
A economista da Coordenação Geral de Planejamento e Programação Orçamentária, Fernanda Marçal, presidente da Comissão Gestora do PLS, apresentou as diretrizes do Plano, que inicialmente será focado em quatro eixos (energia elétrica, água, material de consumo e coleta seletiva) e será desenvolvido na sede da autarquia e nos prédios anexos I e II, em Manaus. “Buscamos propor ações que não exigem muitos recursos. O foco maior é a campanha de conscientização, com ações educativas e informativas para os servidores e colaboradores, além de inseri-los como protagonistas desse plano”, explicou. Fernanda informou, ainda, que a comissão gestora iniciará, na terça-feira (6), uma programação de visitas em cada unidade administrativa para passar instruções sobre como reduzir o impacto ambiental nas atividades do dia a dia da SUFRAMA.
Durante o lançamento do PLS, também foi realizada uma breve apresentação sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), integrante das ações do Plano de Logística Sustentável e que passou a funcionar oficialmente na autarquia a partir desta segunda-feira. O servidor Billidins Ramos, administrador da Coordenação Geral de Modernização e Informática (CGMOI) e vice-presidente do grupo de trabalho que implantou o SEI, destacou alguns dos benefícios que o sistema vai trazer à autarquia. “O SEI substituirá o host de vários sistemas que não mais precisaremos pagar, reduzindo vários contratos e gerando uma economia para a SUFRAMA. Ele também reduz, em média, 30% do consumo de papel nas instituições”, exemplificou.
Outras ações
Além do lançamento do Plano de Logística Sustentável, a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente na SUFRAMA contou com outras ações na programação. No hall da autarquia, houve a distribuição de 50 mudas de plantas frutíferas (manga, acerola, rambutan, jambo e amora), em parceria com a Prefeitura de Manaus, e também de pés de alface. Em seguida, os engenheiros agrônomos da Coordenação Geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários (CGPAG), Laudir Ballico e Henrique Silva, promoveram workshop sobre hortas e jardins suspensos para cerca de 20 servidores, apresentando dicas para o plantio e cultivo em espaços pequenos. Por fim, também no hall, a Eco Cooperativa expôs cerca de 15 itens de artesanato produzidos a partir de materiais recicláveis.


Texto/fotos: Layana Rios
Fonte:Assessoria