Início » Notícias » Cidadania » Primeira Conferência Estadual de Vigilância em Saúde vai debater propostas apresentadas por municípios, em Porto Velho
Tânia Medeiros – diretora exeutiva da Agevisa destaca importância da Conferência.

Primeira Conferência Estadual de Vigilância em Saúde vai debater propostas apresentadas por municípios, em Porto Velho

A 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde que será realizada em Porto Velho no período de 9 à 11 deste mês vai reunir representantes de todos os municípios de Rondônia que realizaram no período de 01 à 15 de agosto deste ano as Conferências Municipais. Segundo a diretora executiva da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Tânia Medeiros de Castro Souza, durante a Conferência Estadual serão debatidas as propostas aprovadas nos municípios, e as que forem aprovadas na Conferência Estadual serão levadas para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro próximo.
Tânia Medeiros disse que é a primeira vez que será realizada no Brasil a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, onde serão debatidas as propostas de cada estado conforme a sua realidade. “Inicialmente os municípios debateram suas realidades e aprovaram as propostas, que serão discutidas na Conferência Estadual, que posteriormente serão levadas para serem defendidas no encontro nacional”, destacou a diretora executiva.
Tânia explica que a Vigilância em Saúde tem 47 programas que são divididos em quatro eixos: Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância da Saúde do Trabalhador.
A atenção básica que compreende de baixa e média complexidade são de responsabilidade dos municípios e as de alta complexidade dos estados. E todos os atendimentos, realizados tanto pelos municípios quanto pelo estado, têm que ser informados ao Ministério da Saúde por meio dos sistemas. “São através dessas informações que o Ministério da Saúde traça políticas de trabalho de combate as doenças e disponibiliza recursos para que estados e municípios desenvolvam suas ações”, afirmou.
Por isso a importância das conferências no âmbito municipal, estadual e nacional, pois todos esses assuntos serão discutidos e debatidos dentro da realidade de cada região, disse a diretora executiva da Agevisa. A Conferência Estadual de Vigilância em Saúde é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Agevisa. A abertura da Conferência será no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, no dia 09, a partir das 19h. Estarão presentes no evento cerca de 220 delegados eleitos nas conferências municipais. O evento também será aberto ao público.

Na terça-feira (10) a partir das 8h à Conferência segue no Rondon Palace Hotel com a seguinte programação:
8h – Leitura e aprovação do regimento
8h30 – Eixo 1 – O lugar da Vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Expositor: Wanderley Gomes da Silva – CNS. Coordenadores de mesa: Arlete Baldez – Agevisa
9h30 – Debate
10h – Eixo 2 – Responsabilidade do Estado e dos governos com a Vigilância em saúde.
11h – debate
12h – Almoço
14h – Eixo 3 – Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância Sanitária. Expositora: Raquel Ribeiro Bittencourt – diretora de Vigilância Sanitária de Florianópolis – SC. Coordenadores de mesa: Maria Augusta Ramalhaes.
15h – Debate
15h30 – Coffee break
15h45 – Eixo 4 – Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde. Expositor: Menezes de Souza – CNS. Coordenadores de mesa: Cesarino Junior Lima Agrigio.
16h45 – Debate
17h30 – Encerramento.
Na quarta-feira (11)
8h – Palestra motivacional. Expositora: Margarida Lima.
8h40 – Trabalhos em grupos
Eixo 1 – O lugar da Vigilância em saúde no SUS. Facilitadores: Maria Augusta Ramalhaes e Lidiane Pereira S. Marques.
Eixo 2 – Responsabilidade do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde. Facilitadores: Kerry Alesson Souza de Almeida e Cleidineia Marciana do Amaral.
Eixo 3 – Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância em saúde. Facilitadores: Sandra Vidal
Eixo 4 – Vigilância em Saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde. Facilitadores: Jaumir Marques Ferreira.
12h – Almoço
14h – Plenária Final
16h30 – Coffee break
17h – Eleição dos delegados
18h – Encerramento.

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Jeferson Mota
Secom – Governo de Rondônia

Veja também

Jean Oliveira parabeniza municípios pelo 24º aniversário de emancipação política