Foto: Gilson Mello/Freelancer

Após denúncia, Eletrobras desativa tomadas clandestinas no Centro de Manaus

Cidadania Notícias

Portal A Crítica noticiou sobre ligações de energia irregulares que eram usadas para recarregar celulares em via pública
A Eletrobras Distribuição Amazonas desativou na manhã da quarta-feira (11), em Manaus, 30 tomadas clandestinas que eram usadas para recarregar celulares em via pública, nas avenidas Eduardo Ribeiro, Sete de Setembro e em ruas adjacentes, no Centro da capital. A retirada das ligações de energia irregulares aconteceu durante ação de fiscalização do órgão.
A existência das tomadas clandestinas foi denunciada na manhã de hoje em reportagem do Portal A Crítica, que verificou uma disputa entre pedestres para conseguir espaço para recarregar celulares. Comerciantes e clientes ficam parados em frente a postes de energia elétrica com um ponto irregular de energia carregando os aparelhos, incluindo tablets.
A Eletrobras Distribuição Amazonas fez um alerta de que a prática é criminosa e pode provocar acidentes com riscos de lesão corporal grave, curtos-circuitos, desligamentos e oscilações de energia. Na tentativa de coibir os furtos e as fraudes decorrentes, a empresa informou que vem intensificando, diariamente, as fiscalizações e as regularizações de consumidores, por meio das ações de recadastramento e substituição de medidores obsoletos.
Publicidade
A operação contou com apoio de policiais da Delegacia Especializada no Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS). A Eletrobras destacou que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.

Fonte:Acritica