Início » Notícias » Política » Municipal » Com muitos motivos para comemorar, município de Jaru completa 36 anos de emancipação político-administrativa
Foto de Jaru/RO.

Com muitos motivos para comemorar, município de Jaru completa 36 anos de emancipação político-administrativa

Jaru surgiu em torno de um dos postos telegráficos instalado em 1912, pela Comissão da Linha Telegráfica Estratégica Mato Grosso/Amazonas, chefiada pelo então Cel. Cândido Mariano da Silva Rondon. Porém, o Vale do Rio Jaru era ocupado pelos seringais e seringueiros desde o século XIX, apesar da resistência imposta pela nação dos Jarus, que a tinham sob seu domínio, ocupando uma extensa área que se estendia desde o rio Jaru, afluente da margem esquerda do rio Ji-Paraná, até às margens do alto curso do rio Madeira.
Em 1915, a Comissão Rondon procedeu a exploração de estudos do Rio Jaru, mantendo este nome em homenagem aos primitivos habitantes: os Jarus. A ocupação atual do vale do Jaru, ocorreu a partir de 1975, com a instalação do Projeto Integrado de Colonização “Padre Adolpho Rohl”, pelo Incra, para assentamentos de colonos oriundos principalmente das regiões Centro Sul do País. Jaru torna-se distrito no dia 11 de outubro de 1977, com a Lei 6.448. Sendo que o município foi criado através da Lei 6.921, de 16 de junho de 1981, mas a instalação só foi concretizada em 7 de novembro daquele ano.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Jaru

Veja também

Sem conseguir matar pastor, atirador começou matança pelo pai do religioso

Segundo delegada, autor do massacre de Paracatu escolheu o pai do pastor Evandro Rama para …