Alunos do Ensino Médio integral do Colégio Objetivo garantem 2º lugar em competição de robôs realizada durante a Infoparty.

Alunos do Ensino Médio integral do Colégio Objetivo garantem 2o lugar em competição de robôs realizada durante a Infoparty

Esporte Notícias Tecnologia

Além do aprendizado em sala de aula, o Colégio Objetivo incentiva seus alunos a participarem de atividades externas que podem ser decisivas na hora da escolha da carreira profissional, como competições de Biologia, Matemática e Robótica. No último fim de semana a Equipe de Pesquisa em Robótica (EPR), composta por alunos do Ensino Médio integral do Objetivo participaram de uma competição realizada durante a Infoparty, um evento de tecnologia e inovação que aconteceu em Porto Velho dos dias 17 a 19 de novembro e alcançaram o 2o lugar na categoria Resgate.

A equipe é formada pelos alunos Pedro Claros e Gabriel Bessa como programadores e Ramon Claros e Gabriel Mendonça como montadores, mas o grande astro da equipe é Tobias, o robô. Pedro, capitão do grupo, relata que este é o primeiro ano da EPR e que buscam participar para adquirir experiência. “É algo novo pra gente, e é bacana porque não requer conhecimento apenas de uma determinada área. Envolve também a criatividade de cada um e a capacidade de se desenvolver em cada situação porque a gente tem que por isso no robô”, relata. Mesmo assim, a equipe ficou em 2o lugar.


Ele explica que, nas provas, a equipe tinha como objetivo montar e programar Tobias para que ele entendesse os percursos montados pela organização e completar o mapa sem erros. “Eles montam um mapa e o robô tem que seguir os padrões que são estabelecidos. Ele tem que entender o caminho sem interferência nossa”, conta.
Pedro afirma ainda que as aulas de Robótica recebidas na escola auxiliaram no desempenho do grupo. “As aulas mostram um pouco amis como eu vou ter que agir na área. A mecatrônica não é só robô, envolve conhecimento de Elétrica, Física e a criatividade. Aparece um problema e a gente percebe que cada um pensa de um jeito diferente e tenta resolver o problema da sua forma”, garante. Ele conta ainda que, graças ao contato prévio com a Robótica, está cada vez mais decidido a cursar Engenharia Mecatrônica.
O coordenador do Ensino Médio Integral do Colégio Objetivo, Philip Auzier, relata que participando de atividades extraclasse os estudantes podem vivenciar na pele como é a atuação nas áreas que possuem interesse. “Essas experiências fazem com que eles tenham contato suficiente para decidirem se é o que realmente buscam para suas carreiras quando entrarem na universidade. Ver o desempenho deles sendo recompensado com uma medalha em mostra o potencial que esses meninos têm enquanto futuros profissionais”, finaliza.

Participantes do Ensino Fundamental


Lucas e Amanda Pitwark

Em outra competição, a de Sumô, estiveram mais dois participantes do Objetivo, os primos Amanda Pitwark e Lucas Pitwark, alunos do 2o e 3o ano do Ensino Fundamental, respectivamente. O grupo composto por Lucas, Amanda e um amigo conquistou o 3o  lugar na categoria.
Lucas conta que sentiu vontade de participar inspirado pelo pai, Rafael Pitwark, que é profissional da área de Robótica. Mesmo estudando ainda no Ensino Fundamental, o pequeno mostra que conhece o assunto. “A gente usou peças de lego e uma base de ferro, usamos cola quente e colocamos três motores e um tipo de bateria. Foi muito legal”, conta.
O pai de Lucas afirma que o incentivo da escola por meio de programas como o Full Time, com as aulas de Robótica, garante ótimos resultados no desenvolvimento de raciocínio lógico e trabalho em equipe nos estudantes. “Por conta da resolução de problemas, a Robótica é a melhor maneira de ensinar raciocínio lógico, pois os alunos aprendem Física e outras matérias de uma maneira natural”, aponta.

Matrículas abertas

O Colégio Objetivo oferece desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com proposta de ensino integral, bilíngue e ensino médio americano (High School). Agende uma visita e conheça a estrutura das unidades do e propostas pedagógicas para todos os segmentos.
Unidade Jardim das Mangueiras: Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto – (69) 3211-6000;
Unidade Jardim América: Rua Emil Gorayeb, 3505, bairro São João Bosco – (69) 3216-2900.

Fonte: Assessoria de Comunicação