Presidente da Assembleia Legislativo Maurão de Carvalho (PMDB).

Maurão de Carvalho sugere união dos poderes no repasse de verba para as prefeituras

Cidadania Notícias Vídeos

A crise econômica do Governo Confúcio Moura (PMDB) é tão grande que o próprio Secretário da Saúde, Williames Pimentel, declarou para o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), que há meses está difícil fechar a folha de pagamento do setor da saúde e a solução plausível é angariar R$ 100 milhões de reais para acabar com o sofrimento desse segmento importantíssimo para a governabilidade de Rondônia.

Essas informações foram repassadas ao vivo, em transmissão simultânea nos canais do Facebook e do Youtube.com das redes sociais do Poder Legislativo, em reunião dos deputados estaduais com os prefeitos do Estado. A reunião foi realizada na tarde da última terça-feira (14). Preocupado com essa demanda e com as ruínas do palácios dos poderes executivos de Rondônia, o Presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho reiterou o pedido dos prefeitos perante o Poder Executivo, que é o repasse de verba de Fundo dos cofres do Estado estimados em R$ 200 milhões
Metade dessa verba milionária tiraria da UTI os 52 municípios que estão em plena crise financeira. Porém, procuradores e até o próprio Chefe da Casa Civil, Emerson Castro, afirmam que é inconstitucional o repasse de verba de Fundo para pagamento da folha de servidores, no entanto, o deputado estadual Maurão de Carvalho, que admitiu não ter conhecimento jurídico da causa, mas uma vasta bagagem política, assegurou o compromisso do governador Confúcio Moura (PMDB) em sanar a crise econômica, seja com esse recurso do Fundo ou com outras frentes econômicas.

Disposto a buscar a solução harmoniosa para a crise econômica de Rondônia, o presidente da casa de leis do Estado, Maurão de Carvalho, em contrapartida propôs o encaminhamento de 30 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa para cobrir os déficits da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). Com a folha de pagamento dos servidores desta pasta, mas que fique claro, isso é apenas uma sugestão do presidente, nada de concreto foi acertado entre o Legislativo e o Executivo.

De acordo com Maurão de Carvalho, em reunião realizada no último dia (13) de Novembro, o governador Confúcio Moura sugeriu um ranking das 10 piores economias municipais do Estado, para realizar o resgate econômico dessas regiões em caráter emergencial.

Contudo, o parlamentar estadual, Maurão de Carvalho, estuda com os procuradores do Poder Legislativo e Executivo, uma fórmula para desempenhar o crescimento da receita de 34 cidades rondonienses que perderam mais da metade das suas arrecadações neste ano e a evolução dos 18 municípios que mantiveram o aquecimento financeiro do sistema econômico do Estado de Rondônia. Essa missão de repassar erário e resgatar a economia entre a união dos poderes é delicada, mas essa é a hora de mostrar porquê a economia do Estado é pujante.
mappingrondonia.com – Maique Pinto

Edição: Mique Fonseca