Últimos
Capa » Notícias » Cidadania » Maurão de Carvalho sugere união dos poderes no repasse de verba para as prefeituras
Maurão de Carvalho sugere união dos poderes no repasse de verba para as prefeituras
Presidente da Assembleia Legislativo Maurão de Carvalho (PMDB).

Maurão de Carvalho sugere união dos poderes no repasse de verba para as prefeituras

A crise econômica do Governo Confúcio Moura (PMDB) é tão grande que o próprio Secretário da Saúde, Williames Pimentel, declarou para o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), que há meses está difícil fechar a folha de pagamento do setor da saúde e a solução plausível é angariar R$ 100 milhões de reais para acabar com o sofrimento desse segmento importantíssimo para a governabilidade de Rondônia.

Essas informações foram repassadas ao vivo, em transmissão simultânea nos canais do Facebook e do Youtube.com das redes sociais do Poder Legislativo, em reunião dos deputados estaduais com os prefeitos do Estado. A reunião foi realizada na tarde da última terça-feira (14). Preocupado com essa demanda e com as ruínas do palácios dos poderes executivos de Rondônia, o Presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho reiterou o pedido dos prefeitos perante o Poder Executivo, que é o repasse de verba de Fundo dos cofres do Estado estimados em R$ 200 milhões
Metade dessa verba milionária tiraria da UTI os 52 municípios que estão em plena crise financeira. Porém, procuradores e até o próprio Chefe da Casa Civil, Emerson Castro, afirmam que é inconstitucional o repasse de verba de Fundo para pagamento da folha de servidores, no entanto, o deputado estadual Maurão de Carvalho, que admitiu não ter conhecimento jurídico da causa, mas uma vasta bagagem política, assegurou o compromisso do governador Confúcio Moura (PMDB) em sanar a crise econômica, seja com esse recurso do Fundo ou com outras frentes econômicas.

Disposto a buscar a solução harmoniosa para a crise econômica de Rondônia, o presidente da casa de leis do Estado, Maurão de Carvalho, em contrapartida propôs o encaminhamento de 30 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa para cobrir os déficits da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU). Com a folha de pagamento dos servidores desta pasta, mas que fique claro, isso é apenas uma sugestão do presidente, nada de concreto foi acertado entre o Legislativo e o Executivo.

De acordo com Maurão de Carvalho, em reunião realizada no último dia (13) de Novembro, o governador Confúcio Moura sugeriu um ranking das 10 piores economias municipais do Estado, para realizar o resgate econômico dessas regiões em caráter emergencial.

Contudo, o parlamentar estadual, Maurão de Carvalho, estuda com os procuradores do Poder Legislativo e Executivo, uma fórmula para desempenhar o crescimento da receita de 34 cidades rondonienses que perderam mais da metade das suas arrecadações neste ano e a evolução dos 18 municípios que mantiveram o aquecimento financeiro do sistema econômico do Estado de Rondônia. Essa missão de repassar erário e resgatar a economia entre a união dos poderes é delicada, mas essa é a hora de mostrar porquê a economia do Estado é pujante.
mappingrondonia.com – Maique Pinto

Edição: Mique Fonseca