Comissão de Educação e Cultura expõe situação de alunos lesados pela Ciperon

Comissão de Educação e Cultura expõe situação de alunos lesados pela Ciperon

Educação e Cultura Notícias

Instituição está sendo investigada por suposto esquema de emissão fraudulenta de diplomas
A Comissão de Educação e Cultura (CEC) esteve reunida na manhã desta quarta-feira (22), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Ribamar Araújo (PR) e com a participação de deputado Adelino Follador (DEM).
A situação complicada dos estudantes e profissionais que foram lesados pela Ciperon/Norte Educacional em Costa Marques, Guajará-Mirim, Porto Velho, Nova Mamoré e Cujubim, entre outras, foi abordada por Follador.
A Ciperon/Norte Educacional é alvo de Operação Apate, deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia, em parceria com a Polícia Civil. A instituição está sendo investigada em razão de suposto esquema de emissão fraudulenta de diplomas de graduação e pós-graduação sem o reconhecimento do MEC.
Em visita ao município de Cujubim, o deputado recebeu a informação de que 1.300 alunos foram lesados pela instituição, mas os números podem ser ainda maiores.
“As investigações dessa operação tiveram início em 2012 e nesse intervalo de tempo muitos estudantes foram prejudicados e o pior de tudo, foram extorquidos. Muitos estão com um diploma sem validade alguma nas mãos. Precisamos tomar uma atitude em prol desses estudantes. Os responsáveis precisam ser punidos e as vítimas dessa ação fraudulenta precisam ser indenizadas”, indagou Adelino.
O deputado apontou, ainda, que estará encaminhando um ofício ao deputado federal Marcos Rogério (DEM-RO), para que ele interceda, juntamente com o Ministério da Educação. “Precisamos trazer o MEC para acompanhar essa situação e apontar uma solução. Muitas faculdades começam suas atividades sem o devido reconhecimento do MEC e essa cultura precisa ser eliminada”, finalizou.

Fonte:Assessoria