Últimos
Capa » Notícias » Educação e Cultura » PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PERNAMBUCO TEM ENCERRAMENTO COM SEMINÁRIO DIA 28
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PERNAMBUCO TEM ENCERRAMENTO COM SEMINÁRIO DIA 28
Foto Olindappi: Seminário do Programa Primeiro a Infância em dezembro de 2016 em Olinda.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM PERNAMBUCO TEM ENCERRAMENTO COM SEMINÁRIO DIA 28

Evento será na Arena Pernambuco, com representantes do Fundo Juntos pela Educação e dos municípios parceiros
Um seminário no dia 28 de novembro fará o balanço e o encerramento dos dois anos e meio de atividades do primeiro ciclo do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação. O evento acontecerá no auditório da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, um dos três municípios parceiros do Programa, além de Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.
O Programa tem sido implementado visando contribuir com esses municípios na qualificação de suas políticas de Educação Infantil, respeitando os instrumentos previstos na legislação brasileira e os respectivos Planos Municipais de Educação. A Educação Infantil é um dos maiores desafios para a sociedade brasileira e representa a Meta 1 do Plano Nacional de Educação.
O Programa Primeiro a Infância vem sendo executado desde 2015, pelo Fundo Juntos pela Educação, constituído por Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. A Oficina Municipal foi contratada para coordenar e implementar o Programa Primeiro a Infância nos três municípios.
No primeiro momento, o Programa contribuiu com os parceiros – no caso, as Secretarias Municipais de Educação – na formulação dos Planos Municipais de Educação. Em seguida, foi identificado o Projeto Político Pedagógico (PPP) como o instrumento que poderia viabilizar a implementação nas unidades de educação infantil das estratégias elencadas nos Planos Municipais de Educação, para o alcance das respectivas metas.
O PPP das unidades foi reformulado em um processo participativo com as respectivas comunidades. O PPP inclui um Plano de Ação, para colocar em prática os conceitos e metas indicados no Projeto Político Pedagógico. Ações apontadas nos Planos de Ação foram inseridas no Plano Plurianual (PPA) dos três municípios, para execução a curto, médio e longo prazos.
O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento municipal de médio prazo. Previsto pelo artigo 165 da Constituição Federal de 1988, é o instrumento que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo municipal. O PPA dá suporte, igualmente, às Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e às Leis Orçamentárias Anuais (LOA) que especificam onde e como os recursos do Governo devem ser aplicados a cada ano. Através do Plano Plurianual, é possível identificar metas, objetivos e indicadores de monitoramento das ações, visando a melhor aplicação dos recursos existentes.
Programação –  “Conquistas e Aprendizagens para a Educação Infantil”. Este será o tema do seminário, cuja programação será aberta, entre 13 e 14 horas, com  credenciamento e brunch para os participantes. O evento começa com uma mesa de apresentação, com a participação de representantes dos três municípios participantes do Programa: Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata.
Estarão presentes igualmente representantes das organizações formadoras do Fundo Juntos pela Educação, da seção de Pernambuco da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Oficina Municipal.
A conferência “A importância da educação infantil como etapa do desenvolvimento do ser humano”, por Maria Thereza Marcílio, da organização Avante, de Salvador (BA), será ministrada em seguida à mesa de abertura.  Na sequência, representantes da rede de Educação Infantil dos parceiros vão apresentar o Resultado do Trabalho com o Projeto Político Pedagógico nos três municípios. Gustavo Amaral, da Undime-PE, tecerá comentários sobre as apresentações.
O seminário será encerrado com a apresentação, pelas Secretarias Municipais de Educação, sobre sua participação na formulação dos Planos Plurianuais. A previsão de encerramento é 17h30.

SERVIÇO

Evento: Seminário de encerramento do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade
Data: 28 de novembro
Local: Arena Pernambuco, Avenida Deus É Fiel, 1 A, Jardim Penedo, em São Lourenço da Mata.
Horário: 13h a 17h30
Outras informações: Fundo Juntos pela Educação – www.juntospelaeducacao.com.br
José Pedro Soares Martins (MTb 17.572) – Assessoria de Imprensa