Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir a crise na Síria.

O presidente americano Donald Trump prometeu nesta segunda-feira (9) tomar em 24 a 48 horas

Federal Geral Notícias Política

Regime de Bashar al-Assad é acusado de usar arma química em Duma, e Trump twittou que responsáveis por ação pagariam ‘alto preço’.

O presidente americano Donald Trump prometeu nesta segunda-feira (9) tomar em 24 a 48 horas uma “decisão importante” sobre a Síria, cujo governo é acusado de usar armas químicas num ataque à cidade de Duma, subúrbio de Damasco. Ele voltou a condenar a ação.
“Estamos estudando a situação e falando com líderes militares, e tomaremos alguma decisão importante nas próximas 24 a 48 horas”, afirmou. “Isso é sobre a humanidade. Não se pode permitir que aconteça”, acrescentou.
Falando na Casa Branca na segunda-feira, Trump prometeu descobrir quem é o responsável pela ação que supostamente matou pelo menos 40 pessoas.
“Se é a Rússia, se é a Síria, se é o Irã, se são todos eles juntos, vamos descobrir”, afirmou.
Pentágono
Mais cedo, também nesta segunda, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, afirmou que “não descarta” ações militares contra a Síria após surgirem informações sobre o ataque químico na cidade síria de Duma atribuído às tropas do presidente Bashar Al Assad.

“Não descarto nada atualmente”, disse Mattis após ser perguntado sobre possíveis represálias militares contra o regime de Assad, em resposta ao ocorrido em Duma, nos arredores de Damasco.

Mattis fez estas declarações no início do seu encontro com o emir do Catar, Tamim Bin Hamad Al-Thani, no Pentágono. “Temos que olhar primeiro por que há armas químicas quando a Rússia foi quem aprovou a retirada de todas elas, e por isso, com nossos parceiros e aliados, desde a Otan ao Catar e em outros lugares, vamos encarar este assunto”, acrescentou o chefe do Pentágono.

Mattis comentou o tema depois que Trump prometeu no Twitter que os responsáveis pelo ataque pagarão um “alto preço”.

“Muitos mortos, inclusive mulheres e crianças, em um ataque QUÍMICO sem sentido na Síria. A área das atrocidades está bloqueada e cercada pelo exército sírio, por isso está completamente inacessível para o mundo exterior. O presidente Putin, a Rússia e o Irã são responsáveis por respaldarem o Animal Assad”, disse no domingo o presidente americano.

Duma é o último reduto insurgente em Guta Oriental, antigamente o principal bastião opositor dos arredores de Damasco, onde as autoridades sírias iniciaram em fevereiro uma ofensiva, na qual tomaram quase todo seu controle.

Fonte:G1