Senador Valdir Raupp

Raupp participa de assinatura de convênios de prefeituras com o Ifro

Educação e Cultura Notícias

Solenidade ocorreu em Porto Velho e 18 municípios formalizaram parceria com o instituto
O senador Valdir Raupp (MDB-RO) participou esta semana, no campus do Ifro da zona Norte de Porto Velho, da assinatura de convênios com 18 prefeituras de Rondônia. O objetivo é de estabelecer uma parceria entre o Ifro e os municípios visando a oferta de cursos à distância que o Instituto já oferece.
A facilidade do curso à distância nos mais diversos níveis favorecem a participação dos moradores dos municípios. “Integrar 18 municípios ao sistema de cursos à distância é abrir fronteiras para a garantia do desenvolvimento tecnológico no futuro”, disse Raupp.
No ano de 2004 existiam no país cerca de 120, na época escolas técnicas federais. Hoje são mais de 600 Ifros, uma evolução muito acima da média, segundo Raupp. O Ifro é uma verdadeira universidade. “Rondônia, ainda, não tem uma universidade estadual. O Ifro conta com mais de 17 mil alunos, mas é mais abrangente, porque profissionaliza jovens e adultos de todas as idades. Só não tem o nome de universidade”, argumentou o senador.
Reitoria, corpo técnico, alunos e parceiros que ajudam a levar o Ifro a crescer no Estado foram citados por Raupp. O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras-OCB Rondônia, Salatiel Rodrigues, foi um deles com a formação de 2 mil alunos.
“O objetivo desse evento é estabelecer uma cooperação entre o Ifro e os municípios, visando à oferta de cursos a distância em todos os diversos níveis que o Instituto já oferta”, destaca o diretor de Educação a Distância, Adonias Soares da Silva Júnior.
O Ifro tem no Estado 9 escolas e 143 postos em 70 localidades.
Participaram da solenidade representantes das prefeituras dos municípios de Alta Floresta do Oeste, Buritis, Cerejeiras, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Seringueiras.

Assessoria de Imprensa
(Daniel Santana)